Depois da intimação postada pelo STF para Elon Musk na noite de quarta-feira (28), o dono da rede social X, havia enorme expectativa sobre como Musk reagiria. Na madrugada da quinta-feira (29), ela veio, com ares de provocação e com referências a uma suposta censura.
A intimação foi feita por uma postagem que reproduz o texto da decisão de Alexandre de Moraes no perfil oficial do STF no X, com o perfil de Elon Musk marcado.
Na decisão, Moraes estabeleceu prazo de 24h para que o X indique um representante legal da rede no Brasil. O escritório do X no Brasil fechou em 17 de agosto. O escritório funcionava no país desde 2012 e, no últimos meses, tinha cerca de 30 funcionários no país. A notícia foi dada com exclusividade pelo ICL Notícias.
O ministro também destacou que, caso Musk não cumpra a determinação, a plataforma X “deve sofrer a imediata suspensão das atividades”. O bilionário é investigado no Inquérito 4957, que apura a suposta prática dos delitos de obstrução à Justiça, organização criminosa e incitação ao crime.
Musk demorou algumas horas para responder no X. A primeira postagem em seu perfil foi na madrugada de quinta-feira (29), à 1h39. Alexandre de Moraes aparece em imagem manipulada pela ferramenta de inteligência artificial do X, Grok, como uma combinação de dois vilões de franquias cinematográficas, a séries “Harry Potter” e “Star Wars”.
Uma fotografia de Alexandre de Moraes foi modificada para que o juiz aparecesse segurando dois sabres de luz na cor vermelha, característica dos guerreiros Sith de “Star Wars”, e os olhos com sombra preta de Voldemort, o vilão de “Harry Potter”.
No texto, Musk estimula seus seguidores a fazer o mesmo: “Gere uma imagem como se Voldemort e um Lorde Sith tivessem um filho e ele se tornasse um juiz no Brasil. É estranho!”, seguido de emojis de risada.
Grok “Generate an image as if Voldemort and a Sith Lord had a baby and he becme a judge in Brazil”
It’s uncanny! 🤣🤣 pic.twitter.com/aTdVRg9jrw
— Elon Musk (@elonmusk) August 29, 2024
Em outra postagem, Musk associa a decisão de Moraes a uma suposta supressão de liberdade de expressão. Ele replica post de um designer chamado DogeDesinger em que aparece um vídeo com a imagem da bandeira do Brasil com o logo do X sobreposto. No comentário, o perfil afirma: “Alexandre de Moraes está tentando suspender a única fonte de verdade do Brasil”. Musk comenta: “O povo quer saber a verdade.”
People want to know the truth https://t.co/A7O0c4lzWo
— Elon Musk (@elonmusk) August 29, 2024
O futuro da rede de Elon Musk no Brasil

O bilionário sul-africano Elon Musk, dono da rede social X. (Foto: Reprodução)
O prazo para a plataforma de Elon Musk cumprir as decisões do STF terminam na noite de quinta-feira (29). A lei brasileira exige que haja representação legal do X no Brasil. Além disso, na determinação de quarta-feira (28) de Moraes, está a exigência de que o X pague as multas impostas pela Justiça, quando Moraes determinou o bloqueio de perfis que faziam ataques às instituições democráticas.
Em razão do descumprimento, Moraes aumentou a multa — que era de R$ 50 mil, para R$ 200 mil por dia —, até que a medida seja cumprida.
SAIBA MAIS:
Fechamento de escritório no Brasil do X, antigo Twitter, acontece em meio a crise financeira
Relacionados
STF nega afastar Moraes, Dino e Zanin do julgamento da trama golpista
Pedido foi feito pela defesa de ex-assessor de Bolsonaro
Decisão do STF sobre ‘pejotização’ pode representar fim de direitos trabalhistas, alerta jurista
Para Jorge Souto Maior, classe trabalhadora precisa se organizar para garantir princípios da Constituição
STF suspende todas as ações do país sobre pejotização de trabalhadores
Tema tem colocado o Supremo em rota de colisão com a Justiça Trabalhista ao menos desde 2018