ICL Notícias

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou um novo sistema de comunicação entre as operadoras, que deverá ser colocado em prática nos próximos dias, possibilitando a identificação do autor de uma ligação, mesmo que o contato não esteja salvo.

A medida busca combater as fraudes da falsa central telefônica. O sistema dependerá de participação voluntária por parte das empresas de telecomunicação. Vivo, Claro, Tim, Oi, Algar Telecom e Sercomtel já anunciaram adesão ao plano, segundo informações do jornalista Pedro Teixeira, da Folha de São Paulo.

Nos golpes da falsa central telefônica, criminosos se passam por serviços de grande credibilidade com o público, como os Correios, a Caixa Econômica Federal e outros bancos, em geral, para pedir transferência via Pix.

Golpe em cliente do Bradesco começou pelo WhatsApp

Nos golpes da falsa central telefônica, criminosos se passam por serviços de grande credibilidade com o público

Anatel

O novo serviço da Anatel, chamado de “origem verificada”, foi criado pelas próprias empresas, com articulação da agência. O usuário que receber a ligação verá, então, na tela do celular, o nome da empresa que está ligando e o motivo da chamada.

A autenticação da chamada só estará disponível para celulares que acessem a rede 4G ou 5G. Em alguns aparelhos, será necessária a atualização do sistema operacional.

A Anatel estima que 500 empresas de telemarketing são responsáveis por 80% do tráfego de chamadas. O serviço de “origem verificada” deve ser ativado a partir de solicitação com as próprias operadoras.

 

SAIBA MAIS:

Anatel alerta que criminosos têm usado nome da reguladora para novo golpe

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail