Um estudo publicado no American Journal of Lifestyle Medicine revelou que a prática de exercícios ao ar livre ajuda a melhorar, dentre outras coisas, a função imunológica, a resiliência do organismo em relação aos efeitos do clima e o controle da dor.
Os exercícios ajudam, ainda, a melhorar a função cognitiva, tornando a pessoa mais bem-humorada, menos ansiosa, com bem-estar e menor estresse. Esses benefícios também são percebidos por quem se exercita em geral, mas são ampliados para a turma que escolhe locais abertos.
Essa melhora se deve ao fato de que a exposição à luz solar e ao ambiente natural elevam a satisfação e a energia e aumentam os níveis de vitamina D. Essa vitamina ajuda a regular substâncias como a serotonina, neurotransmissor relacionado ao humor e ao bem-estar.
Os especialistas alertam, no entanto, que para que os ganhos sejam sentidos, a prática de exercícios ao ar livre deve ser constante. É importante, também, ter planos alternativos para dias de condições climáticas desfavoráveis, como ir à academia ou ter equipamentos em casa.
Também é recomendável fazer uma programação semanal flexível de exercícios, considerando as alterações climáticas e incluindo dias de recuperação ou treinos leves quando o clima não estiver favorável.
Cuidados com os exercícios
A segurança é um ponto de atenção na malhação ao ar livre. “Ao sair para praticar algum esporte é importante informar outra pessoa sobre a rota e o horário estimado de volta, garantindo que alguém saiba o plano de exercícios e onde provavelmente você estará caso demore mais do que o esperado para voltar”, diz Brendo Faria Martins, especialista em fisiologia do exercício do Espaço Einstein de Esporte e Reabilitação, do Hospital Israelita Albert Einstein, em entrevista à CNN Brasil.
Também é recomendável que se fique atento ao piso do local onde vai fazer atividade física e evite os horários de pico de calor no verão, passe protetor solar (mesmo quando o tempo estiver encoberto ou frio), use roupas adequadas à temperatura e não deixe de fazer uma boa hidratação.
SAIBA MAIS:
Vírus Marburg deixa em alerta autoridades de saúde após surto em Ruanda
Deixe um comentário