Nos últimos anos, as soft skills, termo em inglês, ganharam força no mercado de trabalho. Elas são habilidades socioemocionais desenvolvidas ao longo da vida, muitos buscadas por empregadores, além das competências técnicas e profissionais.
As soft skills são um conjunto de atributos pessoais que facilitam a colaboração e o relacionamento com os demais. São as habilidades que um executivo, líder ou administrador precisa ter para gerenciar suas próprias emoções e influenciar positivamente as pessoas.
Um levantamento da BBC, a partir de plataformas como Linkedin, Even, OCC, Computrabajo e o governo do México, elencou as principais habilidades socioemocionais buscadas por empregadores.
Veja a lista de habilidades:
- Liderança. Saber direcionar um grupo de maneira positiva.
- Inteligência emocional. Conseguir conhecer pessoas e interagir com elas para melhorar seu relacionamento e habilidades de comunicação.
- Pensamento crítico e estratégico. Argumentar criticamente as decisões que são tomadas para conduzir a empresa a um plano estratégico.
- Criatividade e inovação. Inovar e ser criativo nos processos de melhoria contínua.
- Ética profissional. Reflexo do comportamento, princípios e integridade da pessoa.
- Comunicação eficaz. Transmitir ideias e conhecimentos de forma clara e simples, podendo ser verbal ou escrita.
- Trabalho em equipe. Disposição para trabalhar com um grupo de pessoas para alcançar um objetivo comum.
- Resolução de problemas ou conflitos. Saber analisar e avaliar soluções para imprevistos de forma organizada e metódica.
- Adaptabilidade. Ser uma pessoa flexível e receptiva para se ajustar efetivamente a novas circunstâncias.
- Gerenciamento de tempo. Saber organizar o tempo de forma eficiente usando ferramentas ao planejar e maximizar a produtividade do negócio.
- Negociação. Capacidade de chegar a um acordo mútuo entre duas partes sobre questões de interesses divergentes para obter benefícios comuns.
- Empatia. Capacidade de compreender e responder às exigências das equipes de trabalho e do mercado.
- Orientação ao cliente. Focar nas necessidades e expectativas dos clientes, criando valor agregado aos produtos.
- Cumprimento de metas. Capacidade de atingir metas de acordo com o planejamento, execução e monitoramento de ações estratégicas.
- Mentoria e coaching. Capacidade de orientar e aconselhar pessoas com menos experiência a melhorar seu desempenho na superação de obstáculos.
- Proatividade. Saber antecipar problemas ou necessidades e tomar a iniciativa de agir e gerar mudanças imprevistas assumindo um papel ativo.
- Responsabilidade e honestidade. Cumprir as obrigações e deveres atribuídos de forma transparente, sincera, íntegra e sem erros.
Como melhorar?
Os especialistas apontam que a atualização constante é a principal forma de se aprimorar as soft skills, participando de workshops, seminários, treinamentos e desenvolvendo o pensamento crítico, por exemplo.
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