ICL Notícias
Sociedade

Roberta Garcia, do ICL, é eleita uma das jornalistas negras mais admiradas do Brasil

No prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira, ela ficou em segundo lugar
12/11/2024 | 18h35

Na segunda-feira (11), a apresentadora do ICL Notícias Roberta Garcia foi premiada como uma das jornalistas negras mais admiradas do país. A homenagem aconteceu no Itaú Cultural, em São Paulo, onde foi realizado a segunda edição do prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira. Roberta é a segunda da lista; a primeira é a apresentadora da Globonews Aline Midlej.

Em seu discurso, Roberta agradeceu aos presentes, e enalteceu a plateia. “A visão que tenho do palco, dessa plateia negra, forte, resistente e potente, é a felicidade que a gente quer que se replique em todos os espaços”, disse ela, que fez questão de relembrar sua ancestralidade. “Nós fomos escolhidos para continuar uma luta que vem de longe […] Muito obrigada minha comunidade do ICL, um salve ao jornalismo independente e um salve especial a todas as mulheres negra”.

Em suas redes sociais, Roberta mostrou gratidão pelo prêmio. “Entre as minhas referências, recebi o prêmio de segunda Jornalista Negra +Admirada do Brasil! Obrigada!”, expressou a repórter.

No ano passado, Roberta já havia sido agraciada com o quarto lugar na premiação. Na ocasião, ela destacou seus 20 anos de profissão: “O jornalismo me permitiu conhecer quase todo o Brasil e viajar pelo mundo. Me reinventei algumas várias vezes. Passei pelo jornalismo esportivo, editorias de tecnologia e cultura, fui produtora, e hoje estou amando a minha forma de fazer política, unindo o trabalho ao meu propósito de vida”.

Roberta Garcia com seu troféu (Foto: Divulgação)

Neste ano, além de Roberta, outras jornalistas negras também foram contempladas com o prêmio. Aline Midlej, âncora do Jornal das Dez, da GloboNews, ficou com o primeiro lugar, enquanto Basília Rodrigues, da CNN Brasil, ficou com o terceiro. Fechando o top 10 da noite, estavam os jornalistas Matheus Meirelles da GloboNews (4º lugar), Adriana Couto da TV Cultura/Nova Brasil FM (5º lugar), Jessica Moreira da TV Globo/Nós, Mulheres da Periferia (6º lugar), Diego Sarza do UOL (7º lugar), Ana Beatriz Felicio da TV Globo (8º lugar), Beatriz Arcoverde da EBC (9º lugar) e Aline Aguiar da TV Globo (10º).

Veja na integra o discurso da jornalista:

Premiação +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira

Esse já é o segundo ano da premiação, que é uma iniciativa dos grupos Jornalistas&Cia, 1 Papo Reto, Neo Mondo e Rede Jornalistas Pretos — Jornalistas pela Diversidade na Comunicação. O intuito da solenidade, é reconhecer profissionais e veículos que mais se destacaram na cobertura de pautas raciais e na luta antirracista.

Para a escolha dos homenageados, profissionais de imprensa e da comunicação puderam votar, entre setembro e novembro deste ano, naqueles que consideravam os mais admirados jornalistas negros do país.

Na primeira fase, eram indicados cinco nomes de profissionais que trabalhassem em redações brasileiras. Os que recebessem mais votos, seguiriam para o segundo turno, no qual uma nova rodada de votação aconteceria. Nela, os votantes novamente escolheriam cinco nomes, desta vez escolhendo do 1º ao 5º lugar. Os que somaram mais pontos foram consagrados os 50  profissionais mais admirados do país, sendo os 10 primeiros, mencionados na cerimônia de premiação.

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail