O documentarista e escritor Michael Moore publicou uma carta para o presidente do EUA Joe Biden no domingo (23) em seu blog na plataforma Substack. Na carta, critica duramente as últimas ações de Biden em relação à Guerra na Ucrânia, ao massacre na Palestina e interpela o presidente: “O que você tem feito?”
Moore se dirige a Biden com familiaridade, tratando-o pelo primeiro nome, e mencionando a recente visita do mandatário norte-americano ao Brasil, para participar da Cúpula do G20. “Vi que você foi para a floresta tropical. (…) Adorei como no final você simplesmente se virou e entrou na selva como se nunca mais fosse visto. Todas as presidências deveriam terminar assim”.
Michael Moore, nascido em 1954, é um crítico contumaz da política norte-americana, que expressou em livros e documentários. Como documentarista, denunciou a falência do sistema de saúde dos EUA “S.O.S. Saúde” (2007), a tragédia da violência nas escolas (“Tiros em Columbine”, vencedor do Oscar e do Festival de Cannes) e a paranoia antiterrorista depois dos ataques às Torres Gêmeas em 11 de setembro de 2001 (“Farenheit 11 de setembro”).
Em seus livros, Moore aprofunda aspectos técnicos de seus filmes, como no livro “O livro oficial do filme Fahrenheit 11” e o ativismo contra a administração de George W. Bush e a Guerra do Iraque (“Stupid White Men: uma nação de idiotas”, “Cartas da zona de guerra: Algum dia voltarão a confiar na América?”). Entre os livros publicados no Brasil, ainda estão a autobiografia “Adoro problemas” e “Cara, cadê meu país”.
Leia a íntegra da carta de Moore a Biden
“Caro Joe,
O que você tem feito?
Vi que você foi para a floresta tropical. Pareceu legal. Adorei como no final você simplesmente se virou e entrou na selva como se nunca mais fosse visto. Todas as presidências deveriam terminar assim.
Há pouco mais de um mês, enviei a você uma carta simpática com algumas sugestões de como você poderia usar o resto do seu tempo como presidente dos Estados Unidos da América. Coisas como cancelar a dívida estudantil de uma vez por todas, fechar Guantánamo, libertar Cuba, libertar Leonard Peltier e perdoar Snowden e fazer outras boas ações. Em vez de fazer qualquer uma dessas coisas, você não fez nenhuma delas. Na verdade, se estou lendo as notícias corretamente, você está indo na direção oposta. Minhas sugestões eram todas sobre consolidar seu status como um “Grande Presidente” — sobre moldar seu legado, tornando-o uma figura inesquecível no panteão de todos os 44 homens brancos que presidiram este país antes de você (e também seu antigo chefe).
Você, por outro lado, parece estar tentando consolidar seu legado como um belicista — dobrando alguns de seus piores erros e piores impulsos.
Então, pergunto novamente: O QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO?
Donald Trump acaba de ganhar a eleição. Em dois meses, você entregará a ele as chaves da Casa Branca e a senha do sistema de alarme. E a você não restará tempo algum. Em vez de usar seu precioso e escasso tempo restante para fazer algo para AJUDAR O POVO AMERICANO, sua primeira ação após Trump vencer foi acelerar a entrega de mais de US$ 6 bilhões em armas para a Ucrânia. Então, você ligou para Zelensky e deu a ele sinal verde para começar a disparar mísseis balísticos de longo alcance em um país com uma quantidade enorme de armas nucleares, a Rússia. Então, como se isso não fosse carnificina suficiente para uma semana, você autorizou o uso de minas terrestres antipessoal na Rússia.
MINAS TERRESTRES, Joe? Sério? ESTE é seu legado? É assim que você quer sair? Em uma explosão de horror? Tipo, se Joe tem que ir, todos nós temos que ir com ele… direto para a Terceira Guerra Mundial?
Joe — a América gastou bem mais de um BILHÃO DE DÓLARES removendo minas terrestres de lugares como Iraque, Afeganistão, Vietnã, Laos e Camboja (você sabe, os lugares que invadimos e depois deixamos nossas minas terrestres para trás). O Vietnã foi há 50 anos, Joe. E as crianças de hoje no sudeste da Ásia ainda estão tendo seus braços arrancados por nossas minas terrestres. Esse é o seu legado, Joe. É isso que você está fazendo.
Esta semana, 19 senadores democratas corajosos se levantaram no Senado e votaram a favor da interrupção de um embarque de armas para Israel. E o que a Casa Branca de Biden fez? Você fez lobby contra esses senadores democratas. Você estava com medo de que outros se juntassem a eles, implorando a Schumer (líder democrata no senado) e os outros para votar contra eles, para calá-los, para continuar armando esse massacre em Gaza, na Cisjordânia e no Líbano. Então você decidiu caluniar esse grupo de senadores do seu próprio partido. Você disse que, ao interromper esses armamentos para Israel, esses democratas estavam do lado do Hamas.
Também esta semana, nas Nações Unidas, 14 dos 15 membros do Conselho de Segurança votaram a favor de um CESSAR-FOGO IMEDIATO em Gaza. Quatorze de quinze, Joe. E sua administração deu aquele 15º voto solitário para vetar uma chance de paz. A América mais uma vez bloqueou sozinha o cessar-fogo. O único país que se manifestou a favor de mais morte e destruição foi aquele do qual você e eu somos cidadãos. Este é seu legado, Joe?
A semana terminou com o Tribunal Penal Internacional em Haia, o tribunal criminal mais importante que processa crimes de guerra no mundo, emitindo um mandado de prisão real para Benjamin Netanyahu. Democracias em todo o mundo — incluindo o Canadá — anunciaram que cumpririam o mandado do TPI e prenderiam Netanyahu caso ele pisasse em seu solo. E a resposta da sua Casa Branca foi rejeitar os mandados e condenar o tribunal por emiti-los? Por buscar justiça? Este é seu legado, Joe?
E nós, Joe? E a América? Você tem dois meses restantes no cargo. O que você vai fazer com esse tempo? Talvez você devesse parar de armar guerras e deixar isso para o próximo cara. Talvez, em vez disso, você devesse se concentrar em coisas que importam para os americanos.
Então, mais uma vez, Joe, estou pedindo que você use seu poder da caneta — e sua IMUNIDADE COMPLETA! — para fazer alguma mudança real e poderosa.
Que tal começar com algo óbvio? A EMENDA DE DIREITOS IGUAIS para as mulheres.
Você tem o poder de ordenar que a E.R.A. seja oficialmente publicada na Constituição dos Estados Unidos. Você teve quase 4 anos para fazer isso. Ela foi ratificada pelo número necessário de estados e deve ser publicada como a 28ª Emenda à Constituição. As mulheres, que compõem 51% da população americana — A MAIORIA — devem finalmente ser reconhecidas como cidadãs e seres humanos iguais, dotadas por seu criador de certos direitos inalienáveis, assim como são em quase todas as outras democracias ocidentais.
Uma enorme coalizão de grupos, por toda a América, se uniu neste fim de semana pedindo a milhões de americanos que ENVIEM E-MAILS E LIGUEM PARA A CASA BRANCA TODOS OS DIAS pelos próximos dois meses, pedindo a você, Joe Biden, que finalmente torne a Emenda dos Direitos Iguais a lei do país.
Você tem o poder de fazer isso, Joe. Você tem o poder de fazer disso seu legado.
Então, Joe, estou realmente dizendo a você pela última vez: SIMPLESMENTE FAÇA.”
Deixe um comentário