ICL Notícias
Meio Ambiente

Após dias de calor, final de semana será chuvoso em boa parte do país

Chuva deve ser mais intensa em São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás
30/11/2024 | 08h00

O mês de novembro acaba com um sábado chuvoso e alertas de temporais para o Sul, Sudeste, Centro-Oeste e parte do Norte, de acordo com a previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). São esperadas chuvas fortes, o que resulta num acumulado de chuva que pode chegar a 50 mm.

A chuva deve ser mais intensa em São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás. Além do tempo chuvoso, há risco de alagamentos, deslizamentos de terra e transbordamentos de rios.

 

Mapa elaborado pelo Inmet mostra regiões do país com risco para temporais (Fonte: Inmet)

Sul bastante chuvoso

A região Sul também terá tempo chuvoso. Em Santa Catarina e Paraná, estã previstos pontos isolados de chuva. Os acumulados podem atingir 100 mm ou mais em poucas horas.

No Rio Grande do Sul, as áreas mais afetadas serão o nordeste e o norte do estado. A chuva forte começa no sábado (30) e se intensifica no domingo (1/12), com alto risco de tempestades.

Risco de transtornos urbanos em SP

Em São Paulo, estão previstas chuvas em grande volume em todo o estado. os acumulados de chuva podem superar 100 mm, podendo chegar a 120 mm em pontos específicos. O oeste do estado segue em alerta para tempestades que combinam chuvas volumosas e ventos fortes. Na região central, incluindo a cidade de São Paulo, há risco de temporais, com potencial para alagamentos e transtornos urbanos.

No estado do Rio de Janeiro, chove na capital e no interior. Nas regiões serranas e sul estãoi em alerat para temporais, com acumulados que podem ultrapassar 60 mm. A capital e o litoral do estado terão chuva frequente, mas menos intensa.

Minas também terá volumes significativos, especialmente no sul. Belo Horizonte e áreas centrais devem registrar chuva de forte a moderada. No Espírito Santo, o sul do estado receberá os maiores volumes, enquanto as outras regiões terão pouca ou nenhuma chuva significativa

 

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail