Um avião com 62 passageiros e cinco tripulantes da Azerbaijan Airlines caiu perto da cidade de Aktau, no Cazaquistão, nesta quarta-feira (25). A Azerbaijan Airlines informou que o avião Embraer 190, com o número de voo J2-8243, foi forçado a fazer um pouso de emergência quando voava de Baku para Grozny, na Chechênia, Rússia.
Autoridades do país anunciaram que há 28 sobreviventes — 22 pessoas estão hospitalizadas, incluindo duas crianças. De acordo com informações preliminares, mais de 30 pessoas morreram. Os números estão sendo atualizados conforme o trabalho de resgate avança.
O ministério de emergências do Cazaquistão disse em comunicado que bombeiros apagaram o incêndio e que os sobreviventes foram socorridos em um hospital próximo ao local da queda.

Parte da fuselagem do avião fabricado pela Embraer que caiu no Cazaquistão (Foto: Reuters)
Uma comissão governamental foi criada para investigar o acidente e que seus membros vão se deslocar para o local da queda para dar apoio às famílias dos mortos. O Cazaquistão vai ajudar o governo do Azerbaijão na investigação, disse o governo cazaque.
Avião teria colidido com pássaros
A agência de aviação da Rússia disse em um comunicado que informações preliminares sugeriam que o piloto decidiu fazer um pouso de emergência após uma colisão com pássaros.
Após o acidente, Ilham Aliyev, presidente do Azerbaijão, decidiu retornar da Rússia, onde deveria participar de uma cúpula nesta quarta, informou a agência de notícias russa RIA.
O presidente russo Vladimir Putin expressou suas condolências a Ilham Aliyev, presidente do Azerbaijão, pelo acidente aéreo, segundo Dmitry Peskov, porta-voz do Kremlin.
“Infelizmente, o presidente do Azerbaijão, Aliyev, foi forçado a deixar São Petersburgo. Putin já o ligou e expressou suas condolências em relação ao acidente do avião em Aktau”, disse Peskov do Kremlin. “Sentimos profundamente por aqueles que perderam seus parentes e amigos neste acidente de avião e desejamos uma rápida recuperação a todos aqueles que conseguiram sobreviver.”
Relacionados
Acidente de ônibus deixa ao menos 10 mortos em Minas Gerais
Veículo tinha 46 ocupantes; 18 feridos foram levados a hospitais
Acidente entre van e caminhão deixa 10 mortos na Chapada Diamantina
Vítimas eram da mesma família e voltavam para Ruy Barbosa (BA) após fim de semana em sítio
Estudante morre atropelada na pista do BRT por carro da Secretaria estadual de Cultura
Uma estudante de 17 anos morreu atropelada na pista do BRT Transcarioca, na Rua Cândido Benício, em Campinho, na Zona Oeste, na manhã desta terça-feira (25)