Um avião com 62 passageiros e cinco tripulantes da Azerbaijan Airlines caiu perto da cidade de Aktau, no Cazaquistão, nesta quarta-feira (25). A Azerbaijan Airlines informou que o avião Embraer 190, com o número de voo J2-8243, foi forçado a fazer um pouso de emergência quando voava de Baku para Grozny, na Chechênia, Rússia.
Autoridades do país anunciaram que há 28 sobreviventes — 22 pessoas estão hospitalizadas, incluindo duas crianças. De acordo com informações preliminares, mais de 30 pessoas morreram. Os números estão sendo atualizados conforme o trabalho de resgate avança.
O ministério de emergências do Cazaquistão disse em comunicado que bombeiros apagaram o incêndio e que os sobreviventes foram socorridos em um hospital próximo ao local da queda.
Uma comissão governamental foi criada para investigar o acidente e que seus membros vão se deslocar para o local da queda para dar apoio às famílias dos mortos. O Cazaquistão vai ajudar o governo do Azerbaijão na investigação, disse o governo cazaque.
Avião teria colidido com pássaros
A agência de aviação da Rússia disse em um comunicado que informações preliminares sugeriam que o piloto decidiu fazer um pouso de emergência após uma colisão com pássaros.
Após o acidente, Ilham Aliyev, presidente do Azerbaijão, decidiu retornar da Rússia, onde deveria participarde uma cúpula nesta quarta, informou a agência de notícias russa RIA.
O presidente russo Vladimir Putin expressou suas condolências a Ilham Aliyev, presidente do Azerbaijão, pelo acidente aéreo, segundo Dmitry Peskov, porta-voz do Kremlin.
“Infelizmente, o presidente do Azerbaijão, Aliyev, foi forçado a deixar São Petersburgo. Putin já o ligou e expressou suas condolências em relação ao acidente do avião em Aktau”, disse Peskov do Kremlin. “Sentimos profundamente por aqueles que perderam seus parentes e amigos neste acidente de avião e desejamos uma rápida recuperação a todos aqueles que conseguiram sobreviver.”
Deixe um comentário