ICL Notícias
Internacional

Meta anuncia fim do sistema de checagem de fatos e adotará ‘notas de comunidade’

Mark Zuckerberg, dono da empresa, anunciou a mudança em um vídeo publicado no Instagram
07/01/2025 | 13h34

Mark Zuckerberg, presidente-executivo da Meta, dona das redes sociais Instagram e Facebook, anunciou, na manhã desta terça-feira (7), o encerramento do programa de verificação de fatos. A empresa adotará as “notas de comunidade”, um recurso similar ao implementado pela plataforma X, de Elon Musk.

Zuckerberg anunciou a mudança em um vídeo publicado no Instagram. “Vamos nos livrar dos verificadores de fatos e substituí-los por Notas de Comunidade, semelhantes ao X, começando nos EUA”, disse.

“Isso significa que identificaremos menos conteúdos problemáticos, mas também reduziremos a remoção acidental de postagens e contas de pessoas inocentes”, completou.

Meta: notas da comunidade

No X, de Elon Musk, a moderação de conteúdo é realizada pelos próprios usuários, que podem adicionar notas explicativas às publicações. “Agora, nosso foco será em filtros para combater violações legais e de alta gravidade. Para casos de menor gravidade, iremos depender de denúncias, antes de tomarmos qualquer ação”, explicou Zuckerberg, sobre o modelo a ser adotado pela Meta.

Meta é dona das redes sociais Instagram e Facebook. (Foto: Freepik)

Segundo Mark Zuckerberg, os filtros de verificação serão ajustados e aprimorados para se tornarem mais eficientes e precisos na análise antes de decidir pela remoção de um conteúdo.

A equipe de “confiança, segurança e moderação de conteúdo” será transferida para a Califórnia, enquanto a revisão dos conteúdos postados nos EUA será centralizada no Texas (EUA).

Aproximação com Trump e a extrema direita

Zuckerberg também menciona, no vídeo. o presidente eleito dos EUA, Donald Trump. “Vamos trabalhar com o presidente Trump para pressionar os governos de todo o mundo, que visam perseguir empresas americanas e pressionando para implementar mais censura”, afirmou o dono da Meta.

“A única maneira de combater essa tendência global é com o apoio do governo dos EUA. E é por isso que tem sido tão difícil nos últimos quatro anos, quando até mesmo o governo dos EUA pressionou pela censura”, completou Zuckerberg.

Ainda nesta segunda-feira (6), Dana White, presidente-executivo do UFC (Ultimate Fighting Championship), foi anunciado como novo integrante do conselho administrativo da Meta. White é um dos apoiadores mais conhecidos de Donald Trump.

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail