Em entrevista exclusiva ao ICL Notícias 1ª edição, desta terça-feira (14), o secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, desmentiu todas as notícias falsas que circulam nas redes sociais a respeito da nova Instrução Normativa do órgão, que pretende monitorar movimentações financeiras via Pix e cartões de crédito.
“Acho que é importante reiterar, deixar muito claro, que tem duas grandes mentiras circulando, duas fake news. Uma delas: não existe isso de cobrança, de tributos, de taxas sobre o Pix. Não existe e nunca vai existir porque a Constituição Federal proíbe qualquer tributação sobre movimentação financeira”, disse, reiterando o que já havia dito o economista e fundador do ICL (Instituto Conhecimento Liberta), Eduardo Moreira.
“Essa primeira mentira já está gerando golpes, as pessoas estão se aproveitando desse mentira para enganar a população, enviando boletos com essa tal dessa taxa, que é uma mentira (…). Fica o alerta: não pague! A Receita Federal não manda nenhum boleto”, completou.
A segunda mentira, segundo Barreirinhas, é que a Receita Federal teria criado alguma declaração ou obrigação nova. “Isso não existe! O contribuinte nunca precisou nem vai precisar fazer declaração [sobre essas movimentações]”, apontou.
Veja a fala completa do secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, no vídeo abaixo:
Deixe um comentário