Reconhecida como uma das mais importantes jornalistas brasileiras, Juliana Dal Piva é a nova contratada do portal ICL Notícias. Ela passará a fazer publicações periódicas no site a partir de janeiro, com a mesma marca de jornalismo investigativo que tornou o seu trabalho relevante em veículos como O Globo e UOL.
Nos últimos anos, algumas das reportagens mais contundentes sobre as suspeitas transações em dinheiro vivo por Jair Bolsonaro e e sua família foram de sua autoria. No UOL, Juliana Dal Piva apresentou o premiado podcast A vida secreta de Jair, que revelou as gravações da ex-cunhada do ex-presidente Bolsonaro, admitindo os crimes de desvio de dinheiro público nos gabinetes da família Bolsonaro.
Também é autora do livro ” O negócio do Jair: a história proibida do clã Bolsonaro”, da editora Zahar, que esteve nas principais listas de livros mais vendidos de 2022 e foi finalista do prêmio Jabuti de 2023. Além disso, Juliana Dal Piva atua no Brasil para o Centro Latinoamericano de Investigação Jornalística (CLIP), sediado na Costa Rica.
Obteve diversas premiações nacionais e internacionais de jornalismo. Entre elas, o Prêmio Líbero Badaró de jornalismo impresso em 2014 e também foi menção honrosa do Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos. Em 2019, recebeu, com a equipe de O Globo, ainda o Prêmio Relatoría para la Libertad de Expresión (RELE) da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA, pelo trabalho “Em 28 anos, clã Bolsonaro nomeou 102 pessoas com laços familiares”.
“O público do ICL pode esperar em 2024 o compromisso de sempre, com a apuração rigorosa e muita dedicação ao jornalismo investigativo em diferentes formatos. Vou guardar ainda um pouco do que faremos pra não atrapalhar o trabalho nem a surpresa”, diz Juliana.
A jornalista é formada pela Universidade Federal de Santa Catarina e possui mestrado pelo Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) da Fundação Getulio Vargas. Foi repórter especial do jornal O Globo e da revista Época. Trabalhou nos jornais O Dia, Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo.
Deixe um comentário