Associações e federações de funcinários da Caixa Econômica divulgaram uma nota conjunta em reação à notícia de que o Centrão terá o poder de indicar todo o corpo diretivo do banco, presidência e vice-presidência.
A revelação foi feita pelo deputado e presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), em entrevista ao repórteres Julia Chaib, Thiago Resende e Camila Matoso, da Folha de São Paulo.
As dez instituições que subscrevem o texto se disseram preocupadas e indignadas com as declarações de Lira, que detalhou na entrevista que o “toma lá, da cá” com o governo federal por apoio inclui a entrega da Caixa “de porteira fechada”. Isto é, o poder de indicar toda a cúpula ficaria nas mãos do Centrão.
“As Associações e Federações, que abaixo subscrevem, vêm, mais uma vez à público, manifestar a sua preocupação e indignação com as notícias veiculadas, que dão conta de negociação envolvendo os partidos do chamado “Centrão”, onde colocam a CAIXA como parte de negociação, em troca de apoio parlamentar ao Governo Federal. Desta vez, o próprio Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, deu declarações afirmando as negociações, envolvendo a CAIXA”, diz o texto.
Mais adiante, as entidades lembram que recentemente a Caixa já sofreu com esse tipo de prática.
“Defender a atual gestão não significa apenas a defesa do nome de sua mandatária, Rita Serrano. Significa defender a essência desse banco centenário que, ao longo da sua história, tem se firmado como o principal agente de apoio às políticas públicas do Estado Brasileiro. Também significa lutar contra a entrega do banco e o retorno do fisiologismo. A CAIXA já sofreu, recentemente, com esse tipo de prática, que mancha o nome e a história do banco”, complementam os signatários.
Deixe um comentário