As perspectivas e oportunidades no mercado de trabalho em 2024 são motivo de atenção para trabalhadores de todo o Brasil. Uma lista, elaborada pela Gerente de RH da Luandre, Debora Herdeiro, aponta os cargos em alta neste ano.
No último trimestre de 2023, os dados sobre o mercado de trabalho foram positivos no país. O indicador de desemprego trimestral até novembro caiu a 7,5% este ano, segundo informação divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi o menor nível para o período desde 2014, quando a taxa registrada foi de 6,6% no trimestre.
Veja a lista:
- Tecnologia
Engenheiro de dados: responsável pela criação, armazenamento e gerenciamento do banco de dados de uma empresa. Precisa ter uma boa base de programação, linguagens de programação como Python e JavaScript, de big data e principalmente de SQL (Linguagem de Consulta Estruturada).
Analista de segurança da informação: responsável pela revisão e análise dos sistemas tecnológicos de uma empresa e cria soluções para eliminar ou reduzir os riscos de vazamento de dados. Os requisitos são: ser bacharel na área de Ciência da Computação e ter formação em Suporte Técnico. Além disso, deve ter conhecimento profundo das mais recentes ameaças à segurança de TI e ferramentas de proteção.
- Logística
Despachante Aduaneiro: intermediário no Comércio Exterior que pode representar o importador, exportador ou outra função relacionada ao despacho de mercadorias. É necessário possuir ficha limpa junto às autoridades policiais, ser brasileiro, ter mais de 18 anos e ter, pelo menos, o ensino médio completo. Embora não exista um curso específico para se tornar um despachante aduaneiro, é recomendado buscar uma graduação em Comércio Exterior, Logística, Administração ou Direito.
Diretor de Logística: promove, planeja e controla fluxo e armazenamento de insumos e matérias-primas de uma empresa e garante recursos para execução de todas as atividades da empresa. Requisitos: raciocínio lógico, visão estratégica e sistêmica, capacidade de comunicação interpessoal, desenvolvimento proativo e senso crítico. O ideal é ser graduado e especializado na área, com pós-graduação ou MBA.
Auxiliares de Logística: responsável pela operação, é a função de entrada para o segmento logístico, gerando um grande volume de oportunidades. Apesar de valorizar questões comportamentais como organização, senso de responsabilidade e pró-atividade, muitas empresas não exigem experiência anterior, o que pode ser uma grande oportunidade para primeiro emprego também.
- Marketing
Analista de SEO: responsável pela estratégia, gerenciamento e execução de atividades de Marketing, com o objetivo de ranquear bem um site na busca orgânica do Google para determinadas palavras-chave. Deve ter expertise em Google Analytics, publicidade paga e familiaridade com ferramentas de pesquisa e gerenciamento de palavras-chave.
Gerente de Inteligência de Mercado: gerencia e estrutura a coleta de dados sobre a concorrência, tendências de consumo, comportamento do público e cenários do mercado, visando à definição de políticas e processos, e apoia os departamentos de Marketing, Comunicação e Vendas. É desejável ter conhecimento sobre mercado nacional e internacional, importação e exportação, além de ensino superior em Economia, Administração, Marketing, Estatística ou áreas relacionadas.
- Engenharia
Engenheiro Civil: profissional que planeja, projeta, executa e faz a gestão de obras de infraestrutura e empreendimento. É necessário ter graduação em Engenharia Civil e conhecimento em ferramentas técnicas como Excel, AutoCAD, e Sketchup.
Head de ESG: responsável que supervisiona estratégias e práticas ambientais, sociais e de governança, promovendo sustentabilidade, equidade e conformidade nas operações corporativas. É importante que o profissional tenha ensino superior completo e cursos ambientais. Outras características são: visão sistêmica, inteligência emocional, inovação e foco na diversidade.
Informações do jornal Extra
Deixe um comentário