As perspectivas e oportunidades no mercado de trabalho em 2024 são motivo de atenção para trabalhadores de todo o Brasil. Uma lista, elaborada pela Gerente de RH da Luandre, Debora Herdeiro, aponta os cargos em alta neste ano.
No último trimestre de 2023, os dados sobre o mercado de trabalho foram positivos no país. O indicador de desemprego trimestral até novembro caiu a 7,5% este ano, segundo informação divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi o menor nível para o período desde 2014, quando a taxa registrada foi de 6,6% no trimestre.
Veja a lista:
- Tecnologia
Engenheiro de dados: responsável pela criação, armazenamento e gerenciamento do banco de dados de uma empresa. Precisa ter uma boa base de programação, linguagens de programação como Python e JavaScript, de big data e principalmente de SQL (Linguagem de Consulta Estruturada).
Analista de segurança da informação: responsável pela revisão e análise dos sistemas tecnológicos de uma empresa e cria soluções para eliminar ou reduzir os riscos de vazamento de dados. Os requisitos são: ser bacharel na área de Ciência da Computação e ter formação em Suporte Técnico. Além disso, deve ter conhecimento profundo das mais recentes ameaças à segurança de TI e ferramentas de proteção.
- Logística
Despachante Aduaneiro: intermediário no Comércio Exterior que pode representar o importador, exportador ou outra função relacionada ao despacho de mercadorias. É necessário possuir ficha limpa junto às autoridades policiais, ser brasileiro, ter mais de 18 anos e ter, pelo menos, o ensino médio completo. Embora não exista um curso específico para se tornar um despachante aduaneiro, é recomendado buscar uma graduação em Comércio Exterior, Logística, Administração ou Direito.
Diretor de Logística: promove, planeja e controla fluxo e armazenamento de insumos e matérias-primas de uma empresa e garante recursos para execução de todas as atividades da empresa. Requisitos: raciocínio lógico, visão estratégica e sistêmica, capacidade de comunicação interpessoal, desenvolvimento proativo e senso crítico. O ideal é ser graduado e especializado na área, com pós-graduação ou MBA.
Auxiliares de Logística: responsável pela operação, é a função de entrada para o segmento logístico, gerando um grande volume de oportunidades. Apesar de valorizar questões comportamentais como organização, senso de responsabilidade e pró-atividade, muitas empresas não exigem experiência anterior, o que pode ser uma grande oportunidade para primeiro emprego também.
- Marketing
Analista de SEO: responsável pela estratégia, gerenciamento e execução de atividades de Marketing, com o objetivo de ranquear bem um site na busca orgânica do Google para determinadas palavras-chave. Deve ter expertise em Google Analytics, publicidade paga e familiaridade com ferramentas de pesquisa e gerenciamento de palavras-chave.
Gerente de Inteligência de Mercado: gerencia e estrutura a coleta de dados sobre a concorrência, tendências de consumo, comportamento do público e cenários do mercado, visando à definição de políticas e processos, e apoia os departamentos de Marketing, Comunicação e Vendas. É desejável ter conhecimento sobre mercado nacional e internacional, importação e exportação, além de ensino superior em Economia, Administração, Marketing, Estatística ou áreas relacionadas.
- Engenharia
Engenheiro Civil: profissional que planeja, projeta, executa e faz a gestão de obras de infraestrutura e empreendimento. É necessário ter graduação em Engenharia Civil e conhecimento em ferramentas técnicas como Excel, AutoCAD, e Sketchup.
Head de ESG: responsável que supervisiona estratégias e práticas ambientais, sociais e de governança, promovendo sustentabilidade, equidade e conformidade nas operações corporativas. É importante que o profissional tenha ensino superior completo e cursos ambientais. Outras características são: visão sistêmica, inteligência emocional, inovação e foco na diversidade.
Informações do jornal Extra
Relacionados
Conheça os cinco cursos técnicos com melhores salários iniciais
Cursos técnicos costumam ser alinhados à demanda do mercado e por isso, aumentam as chances de sair da sala de aula com ofertas de emprego
Veja quais serão as profissões mais bem pagas em 2040, segundo projeções internacionais
Inteligência artificial, biotecnologia e sustentabilidade estão desenhando o futuro do trabalho
Conheça oito profissões que já estão e continuarão em alta no futuro
Algumas profissões já são e serão essenciais dentro das organizações