A Receita Federal abriu hoje a consulta ao quinto lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física – IRPF 2023. O crédito bancário para cerca de 1,2 milhão de contribuintes será feito na próxima sexta-feira, dia 29 de setembro, e totaliza mais de R$ 1,96 bilhão. Liberação contempla também resíduos de exercícios anteriores.
Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte precisa acessar a página https://www.gov.br/receitafederal/pt-br, clicar em Meu Imposto de Renda e, em seguida, em Consultar a Restituição. O pagamento da restituição é realizado na conta bancária informada na declaração de imposto de renda, de forma direta ou por indicação de chave PIX.
Se o crédito não for realizado por algum motivo – por exemplo, a conta informada foi desativada -, os valores ficarão disponíveis para resgate por um ano no Banco do Brasil. Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB ou pela Central de Relacionamento BB, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de um ano, o requerimento deverá ser feito pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos Meu Imposto de Renda e clicando em Solicitar restituição não resgatada na rede bancária.
MALHA FINA
Segundo a Receita Federal, entre março e setembro deste ano, foram recebidas 43.481.995 declarações do IRPF 2023, ano-base 2022. Deste total, 1.366.778 declarações foram retidas em malha fiscal – 3,1% do total de declarações recebidas.
Das declarações retidas em malha, 954.814 são declarações cujo resultado apurado pelo contribuinte é imposto a restituir; 386.102 declarações cujo resultado apurado pelo contribuinte é imposto a pagar; e 25.962 declarações com resultado zero apurado pelo contribuinte – quando não há nada a pagar, nem a restituir.
Informações da Agência Brasil
Relacionados
Haddad pede que eleitores se mobilizem por reforma do Imposto de Renda
Ministro da Fazenda aconselhou troca de dívida cara por novo consignado CLT
Declaração do Imposto de Renda 2025: veja 10 erros que podem te prejudicar
Erros no preenchimento podem levar a problemas fiscais e até fazer o contiribuinte cair na malha fina
PL se articula para atrapalhar governo e tentar barrar taxação de super-ricos
Os oposicionistas querem pressionar o governo a focar a compensação no corte de gastos