Uma pesquisa do Indicador de Valorização de Professores (IVP), do Instituto Península, aponta que um em cada três brasileiros (36%) percebe que a carreira de professor é pouco valorizada — 18% dos docentes têm a mesma percepção.
Ainda segundo o estudo, apenas 26% dos brasileiros acreditam que os professores são bem valorizados no Brasil, enquanto somente 20% dos docentes têm essa percepção.
Cinco campos foram medidos pelo indicador: o de atuação (que envolve o reconhecimento da educação); o da carreira (sobre remuneração e condições de trabalho); do ambiente de trabalho (relações na escola entre docentes, estudantes e pais); o profissional (sobre compromisso e competência do professor) e o indivíduo (que inclui bem-estar e realização pessoal).
A pesquisa ouviu duas mil pessoas — de 16 anos ou mais — de forma presencial, residentes nas cinco regiões do país, e em cidades de diferentes proporções demográficas e populacionais.
Também foram ouvidos, por telefone, 6.775 professores das redes públicas estaduais e municipais de ensino.
NOVA LEGISLAÇÃO
O projeto de lei 88/ 2018, que estabelece diretrizes para a valorização dos profissionais da educação escolar básica pública, foi sancionado na última terça-feira (16) pelo presidente Lula.
A lei se baseia em três principais eixos: plano de carreira, ambiente de trabalho e formação continuada. Também estabelece diretrizes para implementação do projeto por estados e municípios.
Deixe um comentário