A Revista Fórum publicou, hoje, uma reportagem afirmando que laudo de áudios atribuídos ao general Augusto Heleno indicam que o militar agiu por um golpe contra a democracia brasileira.
O documento foi produzido por por acadêmicos da Universidade Federal do ABC (UFABC) e da Universidade de São Paulo (USP), e segundo a publicação atestam que a voz é de Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI)
O conteúdo dos arquivos, de teor golpista, se disseminaram por redes bolsonaristas e prometiam uma ruptura política no país.
EXCLUSIVO: Laudo de áudios mostra que general Heleno agiu por golpe de Estado
OUÇA – Análise realizada por acadêmicos UFABC e da USP comprova que é do ex-chefe do GSI a voz que ameaça democracia e infla golpe no final do governo Bolsonaro
Leia: https://t.co/n26LkGeErQ pic.twitter.com/sZPODiTTsg
— Revista Fórum (@revistaforum) September 25, 2023
ALTO NÍVEL DE CONFIANÇA
O documento obtido pela Fórum diz que “as evidências indicam que os áudios PERTENCEM AO SUPOSTO AUTOR, com intervalo de confiança de 87%, em uma análise conclusiva de confirmação de sua autoria, visto o resultado estar acima de 85%”.
No primeiro áudio atribuído a Heleno, o general repete fake news conhecidas, segue com bravatas e ameaças explícitas, ataca Lula com ofensas e insiste que o petista não será empossado.
O segundo conteúdo indica um Heleno mais enfático, tratando de fraude eleitoral e acusa Lula de fraudes eleitorais. Também constam ameaças golpistas por meio das Forças Armadas, e complementa dizendo que “as coisas não estão bem e não vão sair bem como aqueles que pensam que ganharam”.
Pergunte ao Chat ICL
Relacionados
Ofícios mostram que Exército pediu apoio logístico ao acampamento golpista desde os primeiros dias
Documentos, ofícios e e-mails mostram como o Exército coordenou, tolerou e até organizou serviços no acampamento de 8/1
Juristas afirmam que PL da Anistia privilegia comandantes e patrocinadores do golpe
Especialistas apontam inconstitucionalidade e alertam para tentativa de confrontar o STF e reescrever a história de 2022