O novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), Sigurd Roberto Bengtsson, anunciou que o julgamento que pode levar à cassação do senador Sergio Moro (União Brasil-PR) não vai mais ser no dia 8 de fevereiro. Não há nova data confirmada.
Segundo o magistrado, não haverá tempo hábil para julgar o caso, uma vez que será preciso aguardar a nomeação do sétimo membro do colegiado da Corte para dar prosseguimento ao julgamento.
O desembargador Sigurd Roberto Bengtsson tomou posse hoje no TRE-PR, no lugar de Wellington Emanuel Coimbra de Moura. Ontem, Moura anunciou a antecipação do julgamento para 8 de fevereiro.
QUÓRUM
Para acontecer o julgamento de Sergio Moro, o TRE–PR deve ter colegiado completo. Porém, atualmente, a Corte está com três vagas abertas e uma lista tríplice ainda será apresentada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Após validada no TSE, a lista tríplice será enviada ao Palácio do Planalto para o presidente Lula escolher os futuros nomes do TRE-PR.
AÇÃO
Sergio Moro é alvo de duas ações, de autoria do PL e da federação formada por PT, PV e PC do B, por abuso de poder econômico. Os partidos afirmam que o ex-juiz obteve vantagem indevida na disputa das eleições de 2022. Em dezembro, o Ministério Público Eleitoral defendeu a cassação de Moro.
Se condenado pelo TRE–PR, Sergio Moro poderá perder o mandato e ficar inelegível por oito anos. O senador, contudo, poderá recorrer da decisão no TSE.
Pergunte ao Chat ICL
Relacionados
Por 5 a 0, STF torna réus mais sete acusados por tentativa de golpe
Lista inclui militares acusados de orquestrar ataques em massa contra os chefes das Forças Armadas contrários ao golpe
Advogado questiona ausência de presidente do PL entre denunciados por tentativa de golpe
Defesas de réus no núcleo da desinformação cobram coerência da PGR e evitam negar existência da trama golpista
CCJ da Câmara rejeita recurso de Glauber Braga, que se diz confiante em ‘virar o jogo’
"De 0 a 100, a minha disposição de enfrentar esse processo é 100%", disse Glauber Braga ao ICL Notícias