Por Fabiana Paiva — Tempo Real
O deputado estadual Rodrigo Amorim (União) ganhou recurso na Justiça Eleitoral e conseguiu manter sua candidatura a prefeito do Rio. A decisão da juíza Maria Paula Gouvêa Galhardo, da 125ª Zona Eleitoral, foi proferida nesta sexta-feira (06).
A magistrada, que é a mesma que tinha indeferido o registro de Amorim, considerou os argumentos da defesa feita pelo advogado eleitoral Tiago Santos, que enfatizava que os recursos do candidatos ainda aguardam julgamento do TRE. Por este motivo, a juíza revogou a decisão concedida na tutela de urgência, através da qual também suspendia o acesso aos recursos do fundo partidário.
“Há contradição na decisão, tendo em vista que a atual sistemática do recurso dos embargos pelo Código de Processo Civil estabelece a interrupção do prazo processual, e, nestas circunstâncias, de fato, não se pode concluir pela eficácia imediata do julgado, a ponto de inibir o registro de candidatura”, escreve a juíza em trecho da decisão.

Candidato a prefeitura do Rio de Janeiro, Rodrigo Amorim (Foto: Reprodução)
Nesta quinta-feira (06), a juíza havia indeferido o registro de Amorim por considerar que a manutenção do registro podia gerar prejuízo ao erário. A decisão foi tomada em ação de impugnação movida pelo PSOL, alegando que o candidato foi condenado à pena de um ano e quatro meses de reclusão por violência política de gênero contra a vereadora de Niterói Benny Briolly.
No entanto, nesta sexta-feira, Maria Paula considerou que o recurso de embargos declaratórios movido por Amorim “tem o condão de impedir a eficácia imediata do julgado, não caracterizando, assim, a causa de inelegibilidade”.
Com a decisão, Amorim volta a ter acesso aos recursos do fundo eleitoral.
Rodrigo Amorim: Agressão a petista
No último domingo (1), o deputado estadual envolveu-se no episódio que culminou com o espancamento do vereador pelo PT, Leonel Quirino da Silva Neto, o Leonel de Esquerda, na Praça Varnhagen, na Tijuca. O PSOL voltou à carga e entrou com novo pedido de cassação do registro do candidato do União à prefeitura.
SAIBA MAIS:
PT pede cassação de registro de Rodrigo Amorim por agressão a candidato a vereador
Partidos lançam carta contra Rodrigo Amorim após caso de agressão no RJ
Pergunte ao Chat ICL
Relacionados
Familiares do jovem João Pedro protestam antes julgamento de recurso, no TJ do Rio
Na primeira decisão os policiais acusados de envolvimento no crime foram absolvidos; a defesa entrou com recurso
Caiado diz que formará chapa com Gusttavo Lima para a Presidência em 2026
Governador de Goiás diz que lançamento da pré-candidatura será em Salvador, no dia 4 de abril
Como os usuários reagiram ao anúncio de Gusttavo Lima?
Ironias, acusações, desilusão e especulações dominam o comentários sobre o tema