Diversos lugares ao redor do mundo amanheceram nesta sexta-feira (19) com atrasos em voos e problemas em serviços bancários e de comunicação. O problema se deve a um apagão cibernético que estaria relacionado à CrowdStrike, uma empresa que fornece serviços de segurança digital.
No Brasil, diversos usuários relatam problemas ao acessar os aplicativos de bancos, que estariam fora do ar. O site Downdetector, que acusa problemas em canais digitais, apontava reclamações em pelo menos quatro instituições financeiras: Banco Pan, Bradesco, Neon e Next.
As principais companhias aéreas dos Estados Unidos, como American Airlines, United e Delta, paralisaram todos os voos. A JetBlue, que opera majoritariamente voos domésticos nos EUA, segue com as operações normais.
Segundo a rede de TV norte-americana ABC, nenhum voo da American Airlines, United e Delta deve decolar nas próximas horas. Também foram relatados problemas nos maiores aeroportos da Europa e na Índia
Apagão cibernético
Segundo o governo da Austrália, o incidente está aparentemente relacionado a um problema global na empresa de segurança cibernética CrowdStrike.
A CrowdStrike, que fornece serviços de cibersegurança para algumas das maiores empresas do mundo, disse, em comunicado, que está ciente de falhas no sistema operacional Windows relacionada ao sensor “Falcon”.
O apagão, de acordo com as informações iniciais, teria se originado em sistemas da CrowdStrike que utilizam o sistema operacional Windows, da Microsoft.
Outros serviços
De acordo com a agência Reuters, a Sky News, um dos principais canais de notícias do Reino Unido, está fora do ar nesta sexta. Na Austrália, a rede estatal ABC está com a programação totalmente paralisada, e a Sky News Australia está parcialmente fora do ar.
Ainda no Reino Unidos, o serviço de trens também foi afetado. Na Alemanha, cirurgias eletivas foram canceladas em dois hospitais.
Na África do Sul, um dos maiores bancos do país também enfrenta problemas. A Autoridade Aeroportuária de Hong Kong disse que as companhias aéreas mudaram o procedimento de check-in para manual e que voos não foram afetados.
O comitê organizador dos Jogos Olímpicos de Paris, na França, informou que enfrenta alguns problemas de TI. A venda de ingressos para os jogos, que começam na próxima semana, não foram afetados.
“Ativamos planos de contingência para continuar as operações”, disse em comunicado.
Deixe um comentário