ICL Notícias

Apoiadores de Trump pedem tumultos e represálias violentas após condenação

Alguns apelaram a ataques aos jurados, à execução do juiz Juan Merchan ou à guerra civil total e à insurreição armada
31/05/2024 | 06h35

Por Joseph Tanfani, Ned Parker e Peter Eisler — Reuters

Apoiadores do ex-presidente Donald Trump, enfurecidos com a sua condenação em 34 acusações criminais por um júri de Nova Iorque, inundaram websites pró-Trump com apelos a motins, revolução e represália violenta.

Depois que Trump se tornou o primeiro presidente dos EUA a ser condenado por um crime, seus apoiadores responderam com dezenas de postagens violentas online, de acordo com uma análise da Reuters de comentários em três sites alinhados a Trump: a plataforma Truth Social do ex-presidente, Patriots.Win e o Gateway Pundit.

Alguns apelaram a ataques aos jurados, à execução do juiz Juan Merchan ou à guerra civil total e à insurreição armada.

“Alguém em NY sem nada a perder precisa cuidar de Merchan”, escreveu um comentarista do Patriots.Win. “Espero que ele encontre os ‘ilegais’ com um facão”, dizia o post em referência aos imigrantes ilegais.

No Gateway Pundit, um participante sugeriu atirar em opositores após o veredito. “É hora de começar a matar alguns esquerdistas”, dizia o post. “Isso não pode ser resolvido por meio de votação.”

Ameaças de violência e retórica intimidadora aumentaram depois que Trump perdeu as eleições de 2020 e alegou falsamente que o voto foi roubado.

Enquanto faz campanha para um segundo mandato na Casa Branca, o ex-presidente classificou infundadamente os juízes e procuradores nos seus julgamentos como ferramentas corruptas da administração Biden, com a intenção de sabotar a sua candidatura à Casa Branca.

Os seus partidários responderam com uma campanha de ameaças e intimidação dirigida a juízes e funcionários judiciais.

“Isto foi uma vergonha, este foi um julgamento fraudado por um juiz em conflito que era corrupto”, disse Trump aos repórteres depois, repetindo comentários que fez frequentemente durante o julgamento.

Um júri de 12 membros considerou o ex-presidente culpado nesta quinta-feira (30) de falsificar documentos para esconder o pagamento para silenciar o relato de uma estrela pornô sobre um encontro sexual antes das eleições de 2016.

A sentença está marcada para 11 de julho, dias antes do Partido Republicano nomear formalmente Trump para presidente antes das eleições de 5 de novembro. Trump negou qualquer irregularidade e deverá apelar.

Donald Trump

Trump continuou seus ataques online após o veredito

No Truth Social, o ex-presidente atacou Merchan e criticou as instruções do júri como injustas. Um comentarista respondeu postando uma foto de uma plataforma de enforcamento e uma forca, com a legenda em que dizia que o promotor traiu o sistema de Justiça.

Jacob Ware, coautor do livro “God, Guns, and Sedition: Far-Right Terrorism in America” (“Deus, armas e sedição: Terrorismo de extrema direita na América”) disse que a linguagem violenta usada pelos seguidores de Trump era uma prova da “capacidade férrea do ex-presidente de mobilizar apoiadores mais extremistas para a ação, tanto nas urnas como através da violência”.

“Até e a menos que ele aceite o processo, a reação extremista aos seus problemas jurídicos será militante”, disse Ware, pesquisador do Conselho de Relações Exteriores.

Um porta-voz da Truth Social disse: “É difícil acreditar que a Reuters, que já foi um serviço de notícias respeitado, tenha caído tão baixo a ponto de publicar um artigo tão manipulador, falso, difamatório e transparentemente estúpido como este, puramente por despeito político”.

Todos os três sites têm políticas contra linguagem violenta e algumas postagens foram removidas posteriormente. Representantes do Patriots.Win e do Gateway Pundit não retornaram imediatamente os pedidos de comentários.

Um porta-voz de Trump também não respondeu a um e-mail solicitando comentários.

“Enforque todos”

Após o veredito desta quinta-feira, muitos dos seus apoiadores também disseram que a sua condenação era a prova de que o sistema político americano estava quebrado e que só uma ação violenta poderia salvar o país.

“1.000.000 de homens (armados) precisam ir a Washington e enforcar todo mundo. Essa é a única solução”, disse um participante no Patriots.win. Outro acrescentou: “Trump já deveria saber que tem um exército disposto a lutar e morrer por ele se ele disser as palavras… Pegarei em armas se ele pedir”.

Outras postagens recomendavam especificamente atingir os democratas, em alguns casos sugerindo que eles fossem fuzilados. “AMÉRICA TOTALMENTE DESTRUÍDA PELAS DEMOCRATAS. LOCK AND LOAD (comando militar para abrir o ferrolho de uma metralhadora e carregá-la)”, escreveu um usuário do Gateway Pundit.

Embora todas as publicações identificadas pela Reuters apelassem à violência ou à insurreição, a maioria ficou aquém do padrão legal para uma ameaça processável, o que normalmente exige provas de que o comentário reflete uma intenção clara de agir ou de incutir medo, em vez de simplesmente sugerir um resultado assustador.

Ainda assim, um investigador que estuda milícias extremistas disse que o veredito de culpa poderia inspirar violência ao reforçar a convicção entre alguns dos apoiantes de Trump de que ele é vítima de uma conspiração orquestrada pelos seus inimigos.

“Penso que muitas destas pessoas têm procurado uma desculpa para talvez se mobilizarem já há algum tempo”, disse Amy Cooter, do Centro sobre Terrorismo, Extremismo e Contraterrorismo do Instituto Middlebury de Estudos Internacionais. “Espero estar errado. Eu já disse há muito tempo, porém, que não ficaria chocado em ver a violência resultar de um veredito de culpa, seja dirigido aos jurados ou a outras pessoas ligadas ao caso”.

 

Leia também

Trump é multado em R$ 46 mil por quebra judicial de silêncio e advertido sobre prisão

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail