O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), cancelou a participação que faria no ato para lembrar 1 ano dos ataques golpistas à praça dos Três Poderes, no dia 8 de janeiro de 2023.
A solenidade está marcada para acontecer nesta segunda-feira (8) no Congresso Nacional. O deputado e presidente da Câmara alegou problemas de saúde na família, segundo informou o jornal Folha de São Paulo.
O evento, marcado para às 15h, reunirá diversas lideranças nacionais. Confirmaram presença no ato pró-democracia o presidente Lula, os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG); e do Supremo Tribunal Federal (STF), Luis Roberto Barroso, além de governadores, ministros, parlamentares e representantes da sociedade civil e do Poder Judiciário.
Chamado de “Democracia Inabalada”, o evento no Congresso Nacional foi proposto pelo presidente Lula. O ato busca celebrar a democracia brasileira.
A cerimônia também será marcada pela reintegração simbólica ao patrimônio público de uma tapeçaria de Burle Marx e de uma réplica da Constituição Federal de 1988. O Congresso, como registra a Agência Brasil, espera receber cerca de 500 pessoas no evento.
Pergunte ao Chat ICL
Relacionados
Defesa do coronel Naime tenta se desvincular do 8/1 e culpa substituto
Embate entre réus no STF expõe disputa de versões dentro da Polícia Militar do Distrito Federal
Flopou: Ato por anistia a 8/1 em Brasília com participação de Bolsonaro teve baixa adesão
'A anistia é um ato político e privativo do parlamento brasileiro', defendeu Bolsonaro, do alto do carro de som
Proposta de Alcolumbre sobre 8 de janeiro divide governo, e oposição insiste em anistia ampla
"É a mão estendida para a conciliação nacional", afirma o líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues