ICL Notícias

Abaixo-assinado para cassar mandato de Ricardo Salles tem 573 mil adesões

Deputado elogiou militares que tentaram dar golpe de Estado na Bolívia
01/07/2024 | 07h13

O abaixo-assinado que o ICL Notícias propôs na manhã de quinta-feira (27) para tirar o mandato do deputado Ricardo Salles (PL-SP) por incentivo aos golpistas bolivianos alcançou a marca de 573 mil adesões. É o abaixo-assinado brasileiro com maior número de assinaturas verificadas (com identificação de CPF e e-mail) em tão pouco tempo.

A postagem do deputado Ricardo Salles (PL-SP) incentivando os golpistas que tentaram quebrar a ordem democrática da Bolívia causou reação dos democratas brasileiros. Nesta quarta-feira (26), enquanto o general Juan José Zuñiga tentava o golpe de Estado contra o governo boliviano, usando um grupo de militares para intimidar o presidente Luis Arce, aqui no Brasil Salles foi às redes sociais para elogiar os golpistas.

“En Bolívia las melancias tienen cojones…” (Na Bolívia as melancias têm coragem), escreveu Ricardo Salles (PL-SP) no X.

O termo “melancia” é a forma como a extrema direita se refere a generais que não aderiram ao golpe do 8/1, considerados comunistas: verdes por fora e vermelhos por dentro.

Por conta disso, o deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) vai pedir à Mesa Diretora da Câmara o afastamento cautelar de Salles de seu mandato.

Além disso, três deputados federais do PSOL entraram com uma representação contra Salle na Procuradoria-Geral da República (PGR). Fernanda Melchionna, Sâmia Bomfim e Glauber Braga pedem abertura de processo criminal contra Salles.

“Eu acho que tem que mobilizar. Porque se o que acabou de acontecer na Bolívia não servir pra gente como um alerta, daqui a pouco pode ser tarde demais pra gente se mobilizar”, diz Glauber. “A hora de fazer essa mobilização cobrando responsabilização dos golpistas é agora, é pra já”.

Foi nessa linha que o abaixo-assinado começou a circular para exigir que o deputado do PL perca o seu mandato.

Caso queria participar dessa mobilização, basta clicar no link a seguir:

Abaixo-assinado #ForaSalles

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail