ICL Notícias

Avião com brasileiros resgatados de Gaza decola do Egito e chega hoje ao Brasil

Décimo voo da Operação Voltando em Paz tem previsão de chegada para 23h30. Antes, aeronave fará três paradas técnicas: Itália, Espanha e Base Aérea do Recife
13/11/2023 | 09h04

O avião presidencial com os 32 brasileiros resgatados do Sul da Faixa de Gaza decolou de Cairo, no Egito, por volta de 6h50 (hora do Brasil) e deverá chegar à Base Aérea de Brasília às 23h30 de hoje.

É a última etapa do voo de repatriação. Na aeronave, são trazidas para o Brasil 17 crianças, nove mulheres e seis homens: 22 brasileiros e dez palestinos familiares dos brasileiros.

Antes de pousar em Brasília, o avião fará três paradas técnicas: em Roma, na Itália, em Las Palmas, na Espanha, e na Base Aérea do Recife (BARF). É o décimo voo da Operação Voltando em Paz.

Depois de semanas de angústia, os 32 brasileiros finalmente conseguiram sair no domingo (12) de Gaza e cruzar a fronteira para o Egito. Duas pessoas do grupo que constavam da lista original, de 34 nomes, desistiram da repatriação e decidiram permanecer em território palestino.

 

TRÊS SEMANAS DE ANGÚSTIA

Desde que cruzaram a fronteira entre Gaza e o Egito após uma espera de mais de três semanas pela permissão das autoridades envolvidas na guerra, os 32 fizeram a imigração e foram transportados em vans fretadas pela Embaixada Brasileira no Egito até Al-Arish.

Lá, almoçaram e tiveram um rápido momento de lazer na praia. Chegaram ao Cairo já à noite, foram recepcionados por equipes médicas e de psicólogos, jantaram, dormiram e tomaram café da manhã nesta segunda, antes de seguirem viagem, sempre acompanhados por equipes de diplomacia nacional.

“Esse é o momento mais importante da minha carreira. Tenho muito orgulho de ter feito parte da missão de evacuação de vocês. Fiquei muito feliz de conhecer vocês, de olhar nos olhos, de escutar as histórias. Acredito que vocês vão iniciar uma bela etapa de uma nova vida”, afirmou ao grupo Fernando Bastos Neto, primeiro-secretário da Embaixada Brasileira no Egito,

MAIS DE 1.400 REPATRIADOS

Quando o avião com os brasileiros tocar o solo da Base Aérea de Brasília, a Operação Voltando em Paz completará 1.477 passageiros e 53 animais domésticos resgatados.

Cerca de 150 militares e 37 profissionais de saúde (13 médicos, nove psicólogos e 15 enfermeiros) se envolveram na logística.

Além disso, mais de três mil refeições foram servidas em 315 horas de voo sobre 16 países.

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail