Por Sabrina Craide — Agência Brasil
O Banco Central (BC) comunicou nesta quinta-feira (15) o vazamento de dados pessoais vinculados a 8.032 chaves Pix de clientes do Banco BTG Pactual, em razão de falhas pontuais em sistemas da instituição. As informações foram expostas entre os dias 23 de julho e 5 de agosto deste ano.
Segundo o BC, não foram expostos dados sensíveis como senhas, informações de movimentações, saldos financeiros ou outras informações sob sigilo bancário.
As informações vazadas são de natureza cadastral, como nome do usuário, CPF com máscara (com alguns números ocultos), instituição de relacionamento, agência, número e tipo da conta.
Banco Central: notificação
As pessoas que tiveram seus dados cadastrais vazados serão notificadas por meio do aplicativo ou pela internet banking da instituição. Segundo o BC, não serão usados outros meios de comunicação aos usuários afetados, como aplicativos de mensagens, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail.
O BC informou que foram adotadas as ações necessárias para a apuração detalhada do caso e serão aplicadas as medidas previstas na regulação vigente.
Só neste ano, foram registrados oito episódios de vazamento de dados de instituições financeiras. O BC mantém uma página específica em seu site para registrar incidentes de segurança desse tipo.
SAIBA MAIS:
Golpes do Pix podem causar perdas de R$ 3 bilhões até 2027; veja como se proteger
Relacionados
Servidores da Abin suspeitam da PF em caso de vazamento de operação contra o Paraguai
Reportagem do UOL sobre espionagem a autoridades paraguaias reacende desconfiança e crise entre os dois órgãos
AGU pede investigação de declaração falsamente atribuída a Galípolo
PF e CVM vão investigar crime de manipulação contra o mercado
‘Irresponsabilidade é de quem aumenta a taxa de juros todo dia’, diz Lula, em crítica ao BC
"Ninguém nesse país, do mercado, tem mais responsabilidade fiscal do que eu", disse o presidente