O Banco Central (BC) lançou uma moeda em prata para celebrar os 200 anos da primeira Constituição do Brasil, com valor de R$ 5 em sua face. Em comunicado, o BC, afirma que a tiragem inicial será de três mil unidades, podendo chegar a até 10 mil.
Produzidas pela Casa da Moeda, cada peça custará R$ 440 e será destinada a colecionadores, disponível para compra no site Clube da Medalha a partir desta quinta-feira.
A moeda, apresentada em evento na Câmara dos Deputados, traz em uma face a ilustração do livro manuscrito da primeira Constituição, com legendas como “Primeira Constituição”, “Poder Legislativo” e “200 Anos”. Já, na outra face, está o Palácio do Congresso Nacional, com referências aos plenários da Câmara e do Senado, além das inscrições “BRASIL”, “2024” e “5 REAIS”.
Primeira Constituição: ‘torne perene na memória’
É assim que o diretor de Administração do Banco Central, Rodrigo Alves Teixeira, acredita que a homenagem feita para a Primeira constituição brasileira se “torne perene na memória da nação brasileira”.
Ele ressaltou, inclusive, que o lançamento da moeda comemorativa é uma homenagem também as duas câmaras do Poder Legislativo e o texto que as originou.
“O Banco Central está lançando hoje uma moeda comemorativa, homenageando, ao mesmo tempo, as duas câmaras do Poder Legislativo e o texto legal que os deu origem. Presente e passado se encontram, de um lado, mostra o Palácio do Congresso Nacional, símbolo do Poder Legislativo; de outro, o livro aberto da primeira Constituição, com a pena, como foi escrito 200 anos atrás”, disse o diretor.
Outras moedas comemorativas
O Banco Central tem uma tradição de lançar moedas comemorativas, tendo a instituição financeira disponibilizado duas peças lançadas em 2022 para celebrar o Bicentenário da Independência do Brasil.
Também houve algumas em celebração ao Descobrimento do Brasil, Copa do Mundo da FIFA no Brasil, Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, Centenário de Juscelino Kubitschek, Jogos Pan-Americanos Rio 2007 e o Centenário do voo do 14-Bis.
Constituição de 1824
A primeira Constituição brasileira foi outorgada por dom Pedro I, em 25 de março de 1824, menos de dois anos após a Independência do Brasil, e permaneceu em vigor por 65 anos. Ela estabeleceu uma monarquia constitucional hereditária, criou o Poder Legislativo bicameral, instituiu os três Poderes (Executivo, Judiciário e Legislativo), além de ter criado o Supremo Tribunal de Justiça, que hoje é conhecido como Supremo Tribunal Federal (STF).
Deixe um comentário