ICL Notícias
Internacional

Biden e Trump conseguem votos para indicação à presidência dos EUA

Será a primeira vez desde 1912 que dois presidentes dos EUA se enfrentam numa votação
13/03/2024 | 20h48

O atual presidente do Estados Unidos, Joe Biden, e o antigo ocupante do posto, Donald Trump, alcançaram, na última terça-feira (12), o número de delegados necessários para concorrer às eleições pelos partidos Democrata e Republicano, respectivamente. Os dois reeditarão o embate das eleições de 2020.

Joe Biden

Presidente dos EUA, Joe Biden, fala durante evento. Foto: Jim Watson/ AFP

Biden venceu as prévias nos estados da Georgia, Mississippi e das Ilhas Marianas do Norte, na última terça-feira (12). Segundo a Associated Press, o atual presidente conquistou 2.015 delegados. Eram necessários 1.968 para a indicação.

Na “Superterça”, que ganhou esse nome por reunir um grande número de votações em diferentes estados no mesmo dia, Biden já havia dado um importante passo rumo à candidatura, ao lograr vitória em 15 estados.

Donald Trump

Trump

Presidente Donald Trump e primeira-dama Melania Trump participam de meet and greet com a Suprema Corte na quinta, 8 de novembro de 2018, na Suprema Corte dos EUA, em Washington, D.C. Foto: Casa Branca, Shealah Craighead

O ex-presidente Donald Trump também venceu nos estados da Georgia e Mississippi, além de Washington. Com isso, ele chegou ao total de 1.228 delegados, ultrapassando os 1.215 necessários.

Nas “Superterça” das primárias do Partido Republicano, Trump venceu “de lavada” sua oponente Nikki Haley, que levou apenas no estado de Vermont. Na quarta-feira passada (6), Haley desistiu da candidatura.

Reedição da disputa de 2020

Nas últimas eleições dos Estados Unidos, em 2020, Joe Biden e Donald Trump disputaram a Casa Branca. Será a primeira vez desde 1912 que dois presidentes dos EUA se enfrentam numa votação.

O ex-presidente dos EUA enfrenta problemas na Justiça relativos a quatro casos: O caso do manuseio de documentos classificados; A tentativa de reverter a eleição de 2020 na Justiça federal; A tentativa de reverter os resultados da votação no estado da Geórgia; A manipulação de dados contábeis do pagamento de dinheiro a uma ex-atriz pornô.

Biden, de 81 anos, está trabalhando para garantir aos eleitores ele ainda é física e mentalmente capaz de trabalhar no cargo.

O presidente enfrenta críticas internas de eleitores do Partido Democrata que acham que os EUA deveria agir mais para impedir a guerra de Israel contra o grupo terrorista Hamas na Faixa de Gaza.

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail