ICL Notícias

‘Superterça’: Donald Trump vence em 14 estados e Joe Biden é escolhido em 15

Resultado coloca os dois muito próximos de serem escolhidos candidatos à Presidência dos Estados Unidos
6 de março de 2024

A “Superterça” das primárias das eleições dos Estados Unidos teve o resultado divulgado entre a noite de terça-feira (5) e a manhã desta quarta (6). O republicano Donald Trump venceu as primárias do seu partido em 14 estados, enquanto Joe Biden ganhou as primárias democratas em 15.

O resultado coloca os dois, Trump e Biden, muito próximos de serem escolhidos candidatos à Presidência dos Estados Unidos nas eleições de novembro por seus respectivos partidos. Segundo projeção da Associated Press, ambos venceram a grande maioria das prévias.

A “Superterça” ganhou esse nome por reunir um grande número de votações em diferentes estados no mesmo dia. O dia costuma ser decisivo tanto para o Partido Republicano quanto para o Democrata, mas principalmente a sigla que está na oposição, neste caso os republicanos.

Dezesseis estados e um território no Pacífico votaram ontem nos pré-candidatos republicanos e democratas para o pleito de 5 de novembro.

Nos Estados Unidos, para serem escolhidos como candidatos oficiais, os pré-candidatos de cada partido disputam primárias em cada estado e território do país, elegendo delegados. A disputa é vencida por aquele que reúne o maior número de delegados ao final do processo.

Resultado da “Superterça”

Partido Republicano

Trump

Donald Trump: vitória em 14 dos 15 estados (Alabama, Alasca, Arkansas, Califórnia, Colorado, Maine, Massachusetts, Minnesota, Carolina do Norte, Oklahoma, Tennessee, Texas, Utah e Virgínia).
Nikki Haley: vitória em um estado (Vermont).

Partido Democrata

Presidente dos EUA, Joe Biden fala durante evento. Foto: Jim Watson/ AFP

Joe Biden: vitória em 15 dos 16 estados (Alabama, Arkansas, Califórnia, Colorado, Maine, Massachusetts, Minnesota, Oklahoma, Tennessee, Texas, Utah, Virgínia, Vermont, Carolina do Norte e Iowa).
Jason Palmer: venceu na Samoa Americana.

Trump e Biden ainda não estão confirmados

Mesmo com expressivo resultado, Donald Trump e Joe Biden ainda não estão confirmados como candidatos. A expectativa é que Trump consiga a indicação dos 1.215 delegados nas primárias de 12 de março, já na semana que vem.

Com Biden, o número mágico de 1.968 indicados deve ser alcançado nas primárias de 19 de março. A informação é do G1.

A convenção republicana será em Milwaukee, entre 15 e 18 de julho. Os democratas se reúnem em Chicago, de 19 a 22 de agosto.

 

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail