O Ministério das Relações Exteriores informou no sábado (25) que pedirá explicações ao governo dos Estados Unidos sobre o tratamento “degradante” dado aos brasileiros deportados.
Em nota publicada no perfi do Itamaraty em uma rede social, o ministério comunicou sobre reunião realizada entre o chanceler Mauro Vieira, o delegado Sávio Pinzón, superintendente interino da Polícia Federal no Amazonas, e com o major-brigadeiro Ramiro Pinheiro, comandante do 7º Comando Aéreo Regional da Força Aérea Brasileira (FAB).
De acordo com a nota, na reunião “foi efetuado relato detalhado sobre os incidentes no aeroporto Eduardo Gomes envolvendo cidadãos brasileiros transportados em voo de deportação do governo norte-americano. A reunião subsidiará pedido de explicações ao governo norte-americano sobre o tratamento degradante dispensado aos passageiros no voo.”
Na tarde do sábado (25), o Ministério da Justiça foi informado pelo o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Passos Rodrigues, sobre o fato de que os brasileiros deportados estavam algemados pelas autoridades americanas. A pedido do presidente Lula, o ministro Ricardo Lewandowski determinou a retirada das algemas dos brasileiro.

Deportados que estavam no voo que veio da Louisianna, EUA, recebem assistência no Aeroporto de Manaus (Foto: Divulgação)
O governo também pediu ajuda da Força Aérea Brasileira (FAB) para dar assistência de saúde em terra e fazer o traslado de Manaus a Belo Horizonte (MG). Assim que tiveram as algemas retiradas pela Polócia Federal no Aeroporto de Manaus, brasileiros deportados cantaram o Hino Nacional em agradecimento.
Deportados recebidos em BH por ministra
O nosso posicionamento é que os países podem ter suas políticas imigratórias, mas nunca podemos desrespeitar os direitos humanos. Bem vindos de volta ao Brasil. 🇧🇷 pic.twitter.com/VYvWKnl5dC
— Macaé Evaristo (@MacaeEvaristo) January 26, 2025
O Ministério da Justiça disse que decisão do presidente Lula de enviar um avião da FAB teve como objetivo garantir que os brasileiros deportados pudessem completar a viagem “com dignidade e segurança”.
A aeronave da FAB saiu de Manaus às 16h40 no horário local (17h40 pelo horário de Brasília) e chegou a MInas Gerais por volta das 21h10. Em Confins, foram recebidos pela ministra dos Direitos Humanos e Cidadania, Macaé Evaristo.
Pergunte ao Chat ICL
Relacionados
Em 2023, a cada duas horas cinco jovens foram vítimas de homicídio
Dado é do Atlas da Violência, divulgado nesta segunda pelo Ipea
Taxa de homicídio cai, mas violência matou 45,7 mil no Brasil em 2023
De cada 100 casos, 71 foram por arma de fogo, revela Atlas da Violência
O Brasil não é mais uma potência subordinada
A imprensa brasileira deveria ter um pouco mais consciência da importância do seu próprio país