ICL Notícias

Brasileirão: Palmeiras tenta confirmar título e três times lutam contra a degola

O Campeonato Brasileiro de 2023 chega ao fim na noite desta quarta-feira (6)
6 de dezembro de 2023

O Campeonato Brasileiro de 2023 chega ao fim na noite desta quarta-feira (6). Na 38ª e última rodada do Brasileirão, o Palmeiras, líder da competição, com 99,9% de chance de ser campeão, busca confirmar o título, o que pode acontecer até mesmo com uma derrota.

Já na outra ponta da tabela, Santos, Vasco e Bahia brigam contra a última vaga restante entre os quatro últimos colocados do campeonato, que serão rebaixados à Série B.

Para confirmar o título do Brasileirão, o Palmeiras precisa vencer ou empatar o Cruzeiro, que já garantiu a permanência na 1ª divisão. Mesmo em caso de derrota, a diferença no saldo de gols, oito a mais que o Atlético-MG e 16 em relação ao Flamengo, beneficia o clube paulista.

Luta contra o rebaixamento

Na disputa contra o rebaixamento, o Bahia é o clube em situação mais complicada, já que precisa vencer o Atlético-MG, em casa, e torcer para para não triunfo de Vasco ou Santos. Em caso de empate, o clube baiano só se garante com uma derrota do Vasco. Um revés rebaixa o Bahia.

O Vasco, se vencer o Red Bull Bragantino em São Januário, garante a permanência na Série A. No caso de empate, precisaria torcer para não triunfo de Bahia ou Santos e, com uma derrota, precisaria torcer para derrota do Bahia.

O Santos também se garante com uma vitória, em casa, diante do Fortaleza. Com um empate, precisaria torcer para Vasco e Bahia não vencerem e caso perca, precisaria torcer para o Vasco não pontuar e o Bahia não vencer.

Briga pelo G-4

Apenas o Palmeiras está confirmado entre os quatro primeiros. Atlético-MG (66 pontos), Flamengo (66) e Grêmio (65) vão à ultima rodada no G4, dependendo apenas deles mesmos para garantir a vaga direta.

O único que ainda pode fisgar uma vaga é o Botafogo (64), que não vence há dez rodadas — a última vitória foi em 18 de outubro, contra o América-MG. Para isso, além de vencer o Internacional fora de casa, torcer por um tropeço de Flamengo, Atlético-MG ou Grêmio.

Vaga na Sul-Americana

Na penúltima rodada, Internacional, Fortaleza, Cuiabá e Corinthians se garantiram na Sul-Americana de 2024. Agora, apenas a 14ª e última vaga estará em aberto.

O único que pode alcançar o Cruzeiro, atual ocupante da vaga, é o Santos, que ainda luta contra o rebaixamento. Um empate contra o Palmeiras na última rodada seria suficiente para garantir a Raposa.

Jogos da 38ª e última rodada do Brasileirão:

  • Goiás x América-MG – Serrinha – 19h
  • Cruzeiro x Palmeiras – Mineirão – 21h30
  • Bahia x Atlético-MG – Arena Fonte Nova – 21h30
  • São Paulo x Flamengo – Morumbi – 21h30
  • Fluminense x Grêmio – Maracanã – 21h30
  • Internacional x Botafogo – Beira-Rio – 21h30
  • Vasco x Red Bull Bragantino – São Januário – 21h30
  • Santos x Fortaleza – Vila Belmiro – 21h30
  • Coritiba x Corinthians – Couto Pereira – 21h30
  • Cuiabá x Athletico-PR – Arena Pantanal – 21h30

 

Veja a tabela completa: 

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail