ICL Notícias
Meio Ambiente

Calor intenso só começa a ir embora no sábado (8) com chegada de frente fria

Massa de ar frio chega pelo Sul, baixando as temperaturas e provocando chuvas
06/03/2025 | 09h36
ouça este conteúdo
00:00 / 00:00
1x

O calor intenso que chegou nos últimos dias de fevereiro prossegue na quinta-feira (6) e na sexta-feira (7). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de grande perigo (vermelho), para o quase a totalidade do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e Paraná, sudoeste de São Paulo e leste do Mato Grosso do Sul e de perigo (laranja) para os três estados do Sul.

Ambos os avisos são válidos até sábado (8), quando as temperaturas devem começar a amenizar, devido a chagada de uma frente fria. O sistema trará alívio para diversas regiões, reduzindo as temperaturas e trazendo chuva.

No sudeste do Mato Grosso do Sul e oeste do Paraná estão previstos temporais, conforme indicam os avisos amarelo (perigo potencial) do Inmet, com possibilidade de queda de granizo nessas áreas até às 22h desta quarta-feira (5). A previsão é de chuvas de até 50 mm e ventos de até 60 km/h.

Chuvas intensas também estão previstas para o Centro-Norte do país, com dois avisos: um laranja (perigo) e o outro amarelo (perigo potencial). Destaca-se a faixa que vai desde o Amazonas até o Maranhão, onde os acumulados totais podem chegar a 100 mm e ventos de até 100 km/h.

Região Sul está com avisos vermelho (grande perigo) e laranja (perigo) para altas temperaturas e pouca umidade do ar (Fonte: Inmet)

Calor ameno e chuvas fortes

A frente fria começa a atuar na noite de sábado (08), ingressando primeiramente pelo Rio Grande do Sul, um dos estados mais afetados pelas altas temperaturas nos últimos dias. O sistema avança ao longo do fim de semana em direção ao Sudeste, chegando à região na segunda-feira (10).

Com a chegada de frente fria, cresce o risco de temporais devido ao contraste térmico entre a massa de ar quente instalada sobre o Brasil e o ar frio que avança do sul. Esse choque térmico favorece a formação de nuvens carregadas, podendo provocar rajadas de vento e trovoadas.

 

Relacionados

Carregar Comentários

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail