ICL Notícias

Câmera corporal filma PM matando homem em São Paulo

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, o homem assassinado estava em surto psicótico
17/10/2024 | 17h16

Um vídeo da câmera corporal de um policial militar mostra o momento em que um agente atira contra um homem que corre na direção dele segurando uma marreta. O caso ocorreu no último domingo (13), na região da Cidade Ademar, zona sul da cidade de São Paulo.

O policial diz que agiu em legítima defesa. Nas imagens, é possível ver que ele pede que o homem, que carrega uma marreta, se afaste dele. Em seguida, o suspeito continua caminhando em direção ao policial, que reage e atira.

O homem, identificado apenas como Maciel, chegou ser socorrido, mas morreu no hospital, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo.

Vídeo publicado pelo UOL no Youtube mostra que o PM atira duas vezes no peito do homem. De acordo com a SSP, o homem estava em surto psicótico.

Conduta do PM será investigada

O caso foi registrado como morte decorrente de intervenção policial e resistência. A morte será investigada no DHPP (Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa). A conduta do PM também será investigada por meio de um inquérito policial militar.

Em nota, a SSP disse que o homem resistiu à abordagem policial. “Partiu para cima de um dos agentes na posse de uma marreta. Houve intervenção e o homem foi atingido. Ele foi socorrido ao hospital, mas não resistiu”. A marreta foi apreendida e a perícia acionada. “As investigações prosseguem, incluindo a análise de imagens, para esclarecer os fatos”, segundo nota enviada pela secretaria.

O ouvidor da polícia de São Paulo, Cláudio Aparecido Silva, criticou a abordagem.

“A imagem é uma triste, mas enfática confirmação de uma doutrina de segurança pública que trabalha com a orientação da letalidade. Se fosse adotado um procedimento não-letal neste caso, como, por exemplo, o uso de tonfa [cassetete] ou mesmo taser, o resultado seria claramente outro. É preciso garantir a segurança dos agentes, mas nunca ao preço de vidas que poderiam ser poupadas”, disse.

O nome do homem morto não foi divulgado. Por isso, a reportagem não conseguiu contato com os seus familiares.

 

SAIBA MAIS:

Pioneira no país, por que a PM de Santa Catarina vai abandonar câmeras corporais

Câmera corporal registra PM de SP matando homem em favela da zona norte

 

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail