ICL Notícias

Capitão Assumção é preso por ordem do Supremo Tribunal Federal

Em fevereiro de 2023, durante uma sessão na Assembleia Legislativa, o Capitão Assumção retirou a tornozeleira eletrônica em pleno discurso
29 de fevereiro de 2024

O deputado estadual Capitão Assumção (PL), do Espírito Santo, foi preso pela Polícia Federal (PF) na noite desta quarta-feira (28) em Vila Velha, na Grande Vitória. Segundo o senador Magno Malta (PL–ES), presidente do PL capixaba, seu correligionário foi detido enquanto participava de um culto em uma igreja evangélica.

Quem é o Capitão Assumção

Assumção é capitão da reserva da Polícia Militar e foi um dos líderes da greve dos PMs em seu estado em 2017. O mandado de prisão foi emitido pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. A decisão foi baseada em descumprimento de cautelar.

O deputado, pré-candidato a prefeito de Vitória, é bolsonarista e já utilizava tornozeleira eletrônica por determinação anterior do ministro Alexandre de Moraes. Ele foi encaminhado à sede da Polícia Federal em Vila Velha. Capitão Assumção é alvo de investigações do STF por participar de atos golpista e integrar “milícias digitais” que divulgam fake news e ataques a ministros da Corte.

Em dezembro de 2022, Assumção foi alvo de uma megaoperação da PF e, desde então, estava sob monitoramento de tornozeleira eletrônica. Entre outras sanções, Moraes havia imposto ao bolsonarista medidas restritivas, como proibição de deixar seu estado, utilizar redes sociais e conceder entrevistas. O parlamentar, entretanto, teria descumprido essas medidas.

Em fevereiro de 2023, durante uma sessão na Assembleia Legislativa, ele retirou a tornozeleira eletrônica em pleno discurso, em desafio aberto à Justiça. O ato foi transmitido ao vivo pela TV Assembleia.

A Assembleia Legislativa do Espírito Santo ainda não emitiu posicionamento oficial sobre o caso, mas o presidente Marcelo Santos afirmou estar acompanhando os desdobramentos de perto.

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail