(Folhapress) – Casos de Covid estão com tendência de alta em cinco estados brasileiros, segundo boletim InfoGripe da Fiocruz divulgado nesta quinta-feira (12).
Na última semana, o instituto já tinha alertado para o aumento de casos de Srag (síndrome respiratória aguda grave) por Covid em Goiás e São Paulo. Agora, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Distrito Federal também apontam tendência de alta.
O mesmo levantamento apontou ainda crescimento de casos de Srag por rinovírus em estados do Centro-Oeste, Sul e Nordeste –a maior parte dos casos graves por rinovírus estão concentrados no Amapá, principalmente entre crianças e adolescentes de até 14 anos.
O levantamento foi feito com base nos dados do Sivep-Gripe (Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe) da semana epidemiológica que compreende o período de 1 a 7 de setembro.
Segundo a Fiocruz, nas últimas quatro semanas epidemiológicas do cenário nacional, a prevalência entre os casos positivos foi de 34,7% para rinovírus, 32% para Covid-19, 14,4% para influenza A, 9% para VSR (vírus sincicial respiratório) e 3,2% para influenza B.
Entre os óbitos, a prevalência entre os casos positivos foi de 50,2% para Covid-19, 25,4% para influenza A, 9,8% para rinovírus, 4,1% para influenza B e 3,7% para VSR.
No agregado nacional, há indícios de aumento de Srag na tendência de longo prazo (últimas seis semanas) e de curto prazo (últimas três semanas).
Estados com alta de Covid-19
Amapá, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo são os estados com tendência de aumento para Srag a longo prazo.
As principais causas de internações e óbitos em crianças de até dois anos, segundo a Fiocruz, são os vírus sincicial e rinovírus.
Já entre os adultos e idosos, o aumento das hospitalizações está relacionado à Covid.
De acordo com a Fiocruz, neste ano 126.904 casos de Srag foram notificados, 48,1% desses com resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório.
SAIBA MAIS:
Pesquisadores descobrem anticorpo que protege contra todas as variantes da Covid-19
‘Pandemia’ de bets avançou mais rápido que surto da Covid-19 no Brasil
Deixe um comentário