ICL Notícias

Catar anuncia para amanhã a libertação de 13 reféns e trégua entre Israel e Hamas

Cessar-fogo está previsto para começar às 7h — 2h, horário de Brasília. Já a soltura dos sequestrados será às 16h — 11h no Brasil. Cruz Vermelha vai coordenar a operação
23 de novembro de 2023

O Ministério das Relações Exteriores do Catar anunciou que o Hamas vai libertar amanhã 13 reféns — entre mulheres e crianças — que atualmente se encontram na Faixa de Gaza. O anúncio foi feito pelo porta-voz Majed Al-Ansari, que também confirmou o início da trégua de quatro dias nos bombardeios feitos por Israel.

Segundo Majed Al-Ansari, o cessar-fogo está previsto começar às 7h — 2h de Brasília. Já a libertação dos 13 reféns será às 16h — 11h no Brasil. O porta-voz, no entanto, não informou a rota de saída dos sequestrados pelo grupo palestino, mas garantiu que a Cruz Vermelha vai coordenar a operação de retirada.

A trégua nos ataques e a libertação dos reféns serão monitorados em tempo real de um núcleo de operações localizado em Doha, capital do Catar. Haverá linhas diretas de comunicação com o governo de Israel, o escritório político do Hamas, também em Doha, e a Cruz Vermelha.

Pelo acordo de trégua firmado entre Israel e o Hamas, a cada dia de cessar-fogo, um grupo de 12 a 13 reféns será libertado — o governo israelense estima que 240 pessoas são mantidas em cativeiro pelo grupo palestino na Faixa de Gaza.

Os reféns serão entregues pelo Crescente Vermelho — organização equivalente à Cruz Vermelha — a agentes das Forças de Defesa de Israel. Em troca, o governo israelense está comprometido a soltar cerca de 150 palestinos atualmente presos.

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail