ICL Notícias

Chuva de meteoros de poeira de cometa será visível neste fim de semana em SC

Os picos de melhor visualização acontecem entre domingo e terça-feira (23)
19/04/2024 | 13h08

A partir deste fim de semana, a chuva de meteoros Líridas poderá ser vista a olho nu — infelizmente, só em Santa Catarina. O fenômeno é causado pelo rastro de poeira deixado pelo Cometa Thatcher (C/1861 G1) e terá maior intensidade a partir de domingo (21), segundo o astrônomo amador Jocimar Justino.

A chuva seguirá até 30 de abril. Os picos de melhor visualização acontecem entre domingo e terça-feira (23), de acordo com a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon). A informação é do G1.

A maior intensidade é prevista para a segunda-feira (22). Segundo a Bramon, a maior chance de observar o fenômeno é entre meia-noite e o amanhecer, sendo que o melhor horário está previsto por volta das 4h.

Chuva de meteoros

Os meteoros são objetos sólidos na atmosfera terrestre, normalmente são causados por meteoroides, que são rochas de até um metro. Se passar de um metro, passam a ser chamados de asteroides. Os meteoritos são as rochas que eventualmente sobrevivem ao calor gerado na entrada atmosférica e acabam chegando ao solo.

A chuva de meteoros ocorre quando vários meteoros passam pelo céu noturno partindo, aparentemente, de um mesmo ponto: o radiante. No caso das Líridas, o radiante está na constelação da Lira.

Observação

A chuva de meteoros poderá ser vista nas cidades grandes. Porém, quem estiver no interior terá uma melhor observação.

Para observar o fenômeno, é ideal que a pessoa procure um local afastado dos grandes centros, como um sítio, com pouca iluminação ao redor e se concentre em olhar mais para a direção Norte, onde os meteoros devem ser vistos mais facilmente.

De acordo com o Observatório Nacional, para facilitar a orientação em direção ao norte, é indicado que o observador direcione o braço direito para o local onde o sol nasce (o leste) e o braço esquerdo para o local onde o sol se põe (o oeste). Assim ele estará de frente para o norte.

Chuva de meteoro em Santa Catarina, no ano de 2023. Foto: Jocimar Justino/ Bramon

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail