ICL Notícias
Meio Ambiente

Chuvas voltam ao RS e Inmet divulga alertas de ‘perigo’ e ‘risco potencial’

Previsão para fim de semana é de temporais e novas inundações. Rios Guaíba, Gravataí e dos Sinos podem transbordar
10/05/2024 | 16h25

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta sexta-feira (10) alertas de “perigo” e de “risco potencial” para Porto Alegre e quase todo o estado do Rio Grande do Sul, respectivamente.

A previsão para o fim de semana é de temporais e novas inundações. Os rios Gravataí e dos Sinos, na região metropolitana de Porto Alegre, podem transbordar.

O alerta de “perigo” inclui, além de fortes chuvas, ventos intensos — entre 60 km/h e 100 km/h — e possibilidade de queda de granizo.

Em praticamente todas as cidades do Rio Grande do Sul podem ocorrer corte de energia elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Segundo o Metsul Meteorologia, os rios Gravataí e dos Sinos tendem a voltar a subir devido às chuvas durante todo o fim de semana. As precipitações serão de forte com trovoadas a torrencial.

Os maiores acumulados previstos, de 100 mm a 200 mm, se concentram entre a Grande Porto Alegre, o Litoral Norte e o Sul da Serra.

Guaíba

Segundo a previsão do Inmet, há possibilidade de elevação do nível do Guaíba em até 20 centímetros. Apesar da gradual baixa desde a última segunda-feira, fenômeno do ‘repique’ pode elevar nível das águas — no domingo, houve pico de 5,35m, de acordo com o Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Univesidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A quantidade de pessoas desalojadas no Rio Grande do Sul mais que dobrou em 24 horas, passando de mais de 163 mil nessa quarta-feira (8) para 337.346 nesta sexta-feira (10), conforme o último boletim da Defesa Civil estadual, com dados divulgados às 12h.

Rio Grande do Sul catástrofe

Alerta para temporais e novas enchentes é para todo Rio Grande do Sul (Reprodução)

Chuvas e enchentes: 116 mortos

As mortes causadas pelas chuvas chegam a 116. Há 143 desaparecidos e 754 feridos. Em relação aos municípios atingidos, o número chega a  435, o equivalente a mais de 80% das cidades do estado.

No total, 1.947.372 de gaúchos já foram afetados de alguma forma pelas enchentes, ou seja, perderam casas, estão sem luz, água ou comida. Os abrigos do estado receberam 70.772 pessoas.

Cenário trágico em Lajeado e trabalho de voluntários em meio à lama (Diogo Zanatta/ICL Notícias)

Cenário trágico em Lajeado e trabalho de voluntários em meio à lama (Diogo Zanatta/ICL Notícias)

Leia também:

Rio Grande do Sul: a catástrofe e a Chance

Conselho Tutelar entrega 263 crianças a suas famílias e ainda tenta localizar outras 80 em Canoas (RS)

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail