Por Daniella Almeida – Agência Brasil
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) informou que a Fundação Cesgranrio, banca responsável pelo Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), precisará de tempo adicional para processar as listas finais do certame.
A previsão do MGI é que o resultado seja divulgado ao longo do dia e não mais às 10h, como inicialmente previsto.
Em comunicado publicado a poucos minutos da previsão inicial, a pasta explica que a demora acontece porque a situação dos candidatos que ainda dependem de decisões judiciais (sub judice) precisa ser resolvida antes da classificação final.
Devido ao caráter judicial, cada vez que um dos candidatos sub judice consegue uma liminar, a posição dos demais no resultado final também muda, provocando alterações nas listas de vagas imediatas e nas de cadastro de reserva.

Portal do CNPU (Foto: Reprodução)
CNU: resultados adiados
Em respeito às decisões judiciais, estes casos estão sendo tratados como extravaga e serão classificados em lista específica, refletindo a posição que ocupariam caso estivessem em situação regular.
“Em respeito às decisões judiciais, a opção foi retardar o momento em que as listas começaram a ser geradas. O tratamento desses candidatos requer especial cuidado pois, pelas características do CPNU, cada vez que um candidato entra em uma vaga, ele provoca uma reação em cadeia, alterando centenas de resultados e demandando um novo processamento de todas as listas de vagas imediatas e as de cadastro de reserva”, informa nota do MGI.
Ainda de acordo com o Ministério da Gestão “estão sendo tomadas as providências para que nenhum candidato sub judice ocupe o lugar de um candidato classificado em situação regular”.
Pergunte ao Chat ICL
Relacionados
CNU 2025: saiba quais são as 3.352 novas vagas definidas pelo Ministério da Gestão
Edital com 3.352 vagas em órgãos públicos será publicado em julho
CNU: nomeados pelo Ministério da Gestão têm 30 dias para tomar posse
Plataforma SouGov.Br traz nova função para agilizar ingresso
Governo autoriza convocação de 4,3 mil aprovados no Concurso Unificado
Primeiras nomeações estão previstas para maio em 16 órgãos federais