Por Pablo Rodrigo
(Folhapress) — O deputado federal bolsonarista Abilio Brunini (PL) venceu o segundo turno da eleição neste domingo (27), e será o novo prefeito de Cuiabá.
Aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ele obteve 53,79% (1666.303) dos votos válidos, contra 46,21% do deputado estadual Lúdio Cabral (PT), apoiado por empresários do agronegócio, que conseguiu 142.861 votos com 96,94% das urnas apuradas.
No segundo turno, Brunini recebeu o apoio do atual governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União), e da maioria dos vereadores eleitos e deputados estaduais.
Ele iniciou sua pré-campanha explorando a imagem do ex-presidente Bolsonaro e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, ambos do PL. Pregou o discurso de que o PL seria o único partido da direita no Estado. Porém, conseguiu aglutinar apenas o Novo, PRTB e DC.
Adotou tom de enfrentamento para atrair eleitores. “Me chamam de louco porque não podem me chamar de corrupto”, disse durante a campanha. “Vote no louco”, estampavam várias camisetas de campanha dos seus apoiadores.
Ele recebeu apoio de outras lideranças nacionais da direita, como os deputados federais Nikolas Ferreira (PL-MG), Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o ex-procurador da Lava Jato Deltan Dallagnol (Novo). Além de focar o antipetismo, Abilio conseguiu colar o desgaste do atual prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) no petista.
Abilio Brunini terá como vice-prefeita a tenente-coronel da PM, Vânia Costa. Sua esposa, a vereadora eleita Samantha Iris (PL), foi a mais votada para a Câmara de Cuiabá.
Já o adversário Lúdio Cabral contou com apoio de empresários do agronegócio como o empresário Elusmar Maggi, sócio do Grupo Bom Futuro, um dos barões do setor agropecuário e primo do ex-governador Blairo Maggi.
“Eu quero o voto de todos vocês. Peçam a vizinhos, parentes, a namorada, o namorado, amiga ou amigo, o pai, a mãe, o filho, o sobrinho, o tio, o neto e o vizinho, ao da direita, da frente e de trás. Vamos eleger o Lúdio”, conclamou o empresário no dia 19.
O petista conseguiu atrair o PSD, comandado pelo senador licenciado e ministro da Agricultura Carlos Fávaro, que tem a filha, jornalista Rafaela Fávaro (PSD), como vice-prefeita do petista.
Quem é Abílio Brunini
Abilio Brunini tem 40 anos e é arquiteto-urbanista. Sua família comandou por décadas a Assembleia de Deus em Mato Grosso. Entrou na política em 2016, quando foi eleito vereador pelo PSC no palanque do atual prefeito Emanuel Pinheiro.
Rompeu com ele em 2017 e passou a atuar na oposição. Migrou para o Podemos e lançou-se candidato a prefeito em 2020. Chegou ao segundo turno em primeiro lugar. No entanto, acabou sendo derrotado por Emanuel Pinheiro.
Seguidor de Bolsonaro, Brunini migrou para o PL em 2022, e foi eleito deputado federal. Chegou a pedir novas eleições após o segundo turno, quando Bolsonaro foi derrotado pelo presidente Lula (PT).
Deixe um comentário