ICL Notícias
Política

Conheça 10 profissões que estão em alta no mercado de trabalho em 2023

O mundo estás em constante transformação e as pessoas vão alterando suas necessidades e desejos.
05/11/2023 | 07h50

Você sabe quais são as profissões que estão em alta atualmente? O mundo estás em constante transformação e as pessoas vão alterando suas necessidades e desejos. Com isso, as profissões do futuro vão se moldando para atender as necessidades do público.

Pensando nisso, especialistas apontam 10 profissões em alta. Veja quais são as profissões mais procuradas atualmente e as atribuições de cada uma delas. Confira:

1. Especialista em cibersegurança
A tecnologia está em uma crescente muito acelerada nos últimos anos, por isso, a cibersegurança se tornou essencial para as empresas, que precisam pensar em como cuidar da segurança dos seus dados, visando manter o bom funcionamento dos negócios. O especialista em cibersegurança é responsável por desenvolver softwares que protegem as organizações de ameaças virtuais.

Dentre as responsabilidades desse profissional estão:

Criação, planejamento, implementação, manutenção e acompanhamento de medidas de segurança para os sistemas das empresas;
Identificação de problemas de rede e solução dos mesmos;
Promoção da cultura da proteção de dados;
Realização de testes para identificação de ameaças de rede e sistemas.

2. Desenvolvedor back-end
Entre as profissões em alta também temos o desenvolvedor back-end. Responsável por criar, planejar, testar, aplicar e realizar a manutenção de códigos que estruturam o site. Ou seja, esse é o profissional que desenvolve a parte que não é visível de um projeto de programação. Ele desenvolve a estrutura e controla o fluxo de dados entre o servidor e o sistema. As funções do desenvolvedor back-end são:

Correção de erros em sistemas;
Análise de dados para aplicação das técnicas de segurança;
Realizar a manutenção de sites para acompanhar as tecnologias atuais;
Desenvolver softwares, aplicativos, sistemas e sites.

3. Engenheiro de dados
O engenheiro de dados é o profissional responsável por gerenciar os dados de uma organização. Por meio da análise de dados, esse profissional pode criar e planejar projetos que auxiliam as empresas a se fortalecerem no mercado e melhorarem suas métricas. Confira as funções de um engenheiro de dados:

Coleta as informações e faz o processamento desses dados em sistemas, para consultas posteriores;
Traça estratégias e planos de ação para auxiliar a empresa a atingir metas;
Tem conhecimento em linguagens de programação, big data e computação em nuvem, pois é responsável pelo armazenamento dos dados.
Muitos confundem o trabalho de um cientista de dados, com o de um engenheiro de dados. Ambas as funções são complementares: o engenheiro reúne e coleta todas as informações e o cientista de dados trata esses dados para melhor aplicá-los.

4. Redator SEO
O retador SEO é responsável por criar conteúdos para posicionar páginas de um site no topo dos resultados dos mecanismos de busca de forma orgânica, ou seja, sem a necessidade de pagar por anúncios. Esse profissional redige seus textos considerando atender uma pesquisa na internet, visando produzir bons conteúdos que tirem as dúvidas dos usuários.

Além disso, o redator SEO também considera o Google e outros mecanismos de pesquisa, para adequar a estruturação, o uso de palavras-chave e a inserção de links em um página web. Tudo isso para o conteúdo ser considerado relevante e seja bem posicionado nas páginas de busca, alcançando o maior número de pessoas possível. Dê uma olhada nas principais funções desse profissional:

Redigir materiais de qualidade que atendam as necessidades dos usuários;
Manter os leitores em um domínio por meio da utilização de links, que permitem a navegação do usuário entre as páginas de um site;
Chamar a atenção e fazer com que as pessoas tenham interesse em consumir um determinado conteúdo.

5. Analista de desenvolvimento de sistemas
O analista de desenvolvimento de sistemas faz parte das profissões que estão em alta atualmente. Ele é um profissional competente por analisar os softwares e hardwares de um computador. Ao analisar esses sistemas, o analista identifica as necessidades e oportunidades de mudança nos mesmos. Com isso, deve elaborar, planejar, testar, documentar e analisar esses sistemas. Suas funções são:

Desenvolver soluções que atendem necessidades das empresas;
Planejar, desenvolver e testar os softwares criados;
Realizar treinamentos com aqueles que irão utilizar as soluções desenvolvidas.

6. Especialista em CX
O profissional de CX (custumer experience, ou em português “experiência do consumidor”) cuida de toda a trajetória do consumidor com a empresa durante o relacionamento. Ele é responsável por garantir o vínculo e a satisfação do cliente com a organização, considerando todo o processo da jornada de compra. Entre suas funções estão:

Avaliar o desempenho da empresa;
Entender a maneira que ocorre a comunicação com o cliente;
Desenvolver estratégias para melhorar o relacionamento entre organização e cliente, visando fidelizar os mesmos.

7. Pesquisador em UX
Os pesquisadores em UX, ou no inglês “UX researchers”, fazem pesquisas e análises do comportamento do usuário para melhor entendê-los e criar insights que direcionam as ações para eles.

Essas pesquisas podem ser feitas quantitativa e qualitativamente, como em entrevistas, pesquisas de mercado, testes de usabilidade e estudos de personas. Os pesquisadores em UX tem as seguintes atribuições:

Conduzir pesquisas para entender o comportamento dos consumidores;
Implantar estratégias para pesquisas de usuário;
Trabalhar com diversos setores para auxiliar na criação de estratégias com dados sobre os clientes.

8. Diretor de sustentabilidade
O âmbito ambiental é uma das grandes preocupações atuais e, entre as profissões em alta, temos o diretor de sustentabilidade. Esse profissional é responsável por planejar e gerir atividades e estratégias corporativas ligadas com as esferas sociais e ambientais. Dentre as atribuições do cargo temos:

Realização de avaliações com fornecedores;
Estabelecer metas relacionadas a sustentabilidade para a empresa;
Criar relatórios de desempenho das ações realizadas.

9. Designer gráfico
O designer cria materiais gráficos e digitais voltados para o cliente. A profissão visa criar materiais que realmente sejam úteis e atendam a necessidade dos usuários. O design de conteúdo pode ser utilizado em produtos, sites, aplicativos, blog, redes sociais e muitos outros. As funções desse profissional são:

Garantir que os usuários tenham acesso a tudo o que precisam em um conteúdo;
Criar materiais que sejam transacionais (incentivem a compra) e que dialoguem com o cliente;
Desenvolver peças de comunicação claras e fáceis de compreender.

10. Engenheiro de software
O engenheiro de software cria, planeja, desenvolve e realiza a manutenção de programas, sistemas, aplicativos, firmwares e muitos outros. Esse é um profissional que busca a inovação constante e pode atuar com inteligência artificial, robótica, big data, nanotecnologia e diversas outras áreas. Entre as atribuições que um engenheiro de software pode ter estão:

Desenvolver jogos, aplicativos, plataformas digitais, sistemas e outros;
Planejar, desenvolver, testar e realizar a manutenção dos projetos; Criar o design estrutural das soluções.

 

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail