O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados instaurou hoje processo contra o deputado federal André Janones (Avante-MG) por suspeita de prática de rachadinha. A decisão foi tomada após o site Metrópoles divulgar áudios nos quais o parlamentar supostamente articula o esquema.
O pedido de investigação foi feito pelo Partido Liberal (PL) e solicita a cassação do mandato de André Janones por quebra de decoro parlamentar. O PL avalia que o repasse de parte dos salários dos assessores teria sido uma imposição do deputado.
O presidente do Conselho de Ética, deputado Leur Lomanto Júnior, deverá escolher o relator do processo entre três nomes sorteados pelo colegiado: Sidney Leite (PSD-AM), Emanuel Pinheiro Neto (MDB-MT) e Guilherme Boulos (PSOL-SP).
O prazo máximo de tramitação no Conselho de Ética é de 90 dias úteis. Caso o Conselho opte pela suspensão ou cassação do mandato, o processo seguirá para o plenário da Câmara, que terá a decisão final.
GRAVAÇÕES
Segundo as gravações divulgadas pelo site Metrópoles, feitas em 2019, André Janones argumentaria que parte dos salários dos assessores seria usada para recompor seu patrimônio, que havia sido “dilapidado” pela campanha eleitoral de 2016. Naquele ano, o deputado havia sido derrotado na disputa pela prefeitura de Ituiutaba (MG).
“Tem algumas pessoas aqui, que eu ainda vou conversar em particular depois, que vão receber um pouco de salário a mais. E elas vão me ajudar a pagar as contas do que ficou da minha campanha de prefeito. Porque eu perdi 675 mil reais na campanha. Elas vão ganhar mais, só isso”, teria dito Janones na gravação.
Pergunte ao Chat ICL
Relacionados
STF decide por 5 a 0 derrubar manobra pró-Ramagem que daria brecha a Bolsonaro
Posição do Supremo confronta a decisão da Câmara e confirma que a ação dos congressistas não tem poder de paralisar o processo contra os demais réus
STF tem maioria para derrubar manobra da Câmara pró-Ramagem
Primeira Turma acatou apenas a suspensão de crimes após a diplomação de Ramagem como deputado federal
‘Salvo-conduto ao golpismo’, diz Chico Alencar sobre PL que pode barrar ação contra Bolsonaro
Câmara aprovou projeto com brecha para tentar atingir todo o processo relativo à trama golpista de 2022