Um vídeo que viralizou nas redes sociais mostra crianças de Guiné-Bissau, na África, rezando pela população do Rio Grande do Sul em meio a tragédia socioambiental que atinge o estado brasileiro.
No vídeo, os pequenos aparecem com cartazes e uma bandeira do estado. “Rio Grande do Sul, estamos orando por você”, disse uma das crianças envolvidas.
Veja o vídeo das crianças:
Guaíba chega a 5,20 m e bairro precisa ser evacuado na capital
O nível do lago Guaíba, em Porto Alegre, subiu 0,42 m em 24 horas, atingindo 5,20 m na manhã desta terça-feira (14). Com a elevação da cota de inundação e a formação de ondas no lago, o bairro de Lami, no extremo sul da cidade, precisou ser evacuado.
Na dia 5, o Guaíba atingiu o recorde de 5,35 metros. A água havia recuado nos últimos dias, chegando a 4,56 metros no sábado (11). Contudo, a volta das chuvas intensas entre sexta-feira (10) e domingo (12) no Rio Grande do Sul causou novas enchentes na região dos vales, sobrecarregando a já alagada região metropolitana.
As ondas do Guaíba fizeram a enchente avançar também pelo bairro Ipanema, ultrapassando o calçadão da orla e invadindo casas. Na zona norte, bairros como Sarandi, Humaitá e Navegantes foram diretamente afetados, assim como o Centro Histórico, Cidade Baixa, Menino Deus e Praia de Belas na região central.
A previsão é que o Guaíba chegue a 5,40 m nesta terça, maior nível já registrado.
Relacionados
Drama das crianças exiladas durante a ditadura militar é contado em livro
Obra revive memórias de 46 brasileiros forçados a viver longe do Brasil por causa do regime militar
Conflito entre Kaingangs expõe disputa por liderança e arrendamento de terras no RS
Ameaças e violência têm gerado crescente insegurança na Terra Indígena Nonoai, no Norte do estado do Rio Grande do Sul
MST realiza Festa da Colheita do Arroz no RS depois de um ano sem a celebração
Em 2024, a comemoração foi suspensa devido aos impactos da enchente histórica no estado