Valdecy Urquiza, de 43 anos, delegado da Polícia Federal, foi nomeado como o novo secretário-geral da Interpol durante a Assembleia-Geral realizada em Glasgow, Escócia, nesta terça-feira (5). Ele será o primeiro brasileiro a comandar a organização.
O nome de Valdecy foi aprovado pela maioria dos 196 países membros. O delegado da PF assumirá o posto em 2025, ao fim do mandato do atual secretário, Jürgen Stock, da Alemanha. O mandato é de cinco anos, prorrogáveis por mais cinco.
O cargo de secretário-geral da Interpol é o principal executivo da organização. Valdecy Urquiza, atualmente, exerce a função de diretor de Cooperação Internacional da Polícia Federal. O brasileiro já ocupou o cargo de vice-presidente da Interpol para as Américas de 2021 a 2024.
Valdecy Urquiza, como secretário-geral, será responsável por liderar a Interpol no combate ao crime transnacional. Para ser eleito, Valdecy centrou-se na promoção da diversidade e na modernização da Interpol.
O delegado também abordou o fortalecimento da transparência e da integridade da organização, com vistas a reforçar o papel crucial na cooperação policial e no combate ao crime em todo o mundo.
Quem é o delegado Valdecy Urquiza
Valdecy Urquiza, natural de São Luís, no Maranhão, é formado em direito pela Universidade de Fortaleza e tem pós-graduações em Administração Pública pelo IBMEC e em Direito Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ele também é ex-aluno da Academia Nacional do FBI, em Quantico, Virgínia, EUA.
Na Interpol, coordenou atividades globais nas áreas de tráfico de seres humanos, contrabando de migrantes e exploração sexual de crianças na internet.
SAIBA MAIS:
PGR pede inclusão de foragidos do 8/1 em lista vermelha da Interpol
Deixe um comentário