Pesquisa publicada na Nutritional Neuroscience revelou que uma dieta de má qualidade nutricional pode causar alterações cerebrais que levam à depressão e ansiedade.
O estudo analisou a estrutura química do cérebro em relação à qualidade da dieta e descobriu que as alterações têm ligação com a “ruminação mental” — cadeia de pensamentos repetitivos de caráter negativo.
(Foto: Reprodução/EBC)
Segundo a pesquisa, uma pessoa com uma dieta desequilibrada — rica em açúcar e gordura saturada –, fica com a neurotransmissão excitatória e inibitória desequilibrada, além de ter o volume de massa cinzenta reduzido.
Dietas
A pesquisa mostra que há alterações nos neurotransmissores e no volume de massa cinzenta de pessoas com uma dieta pobre. Isso porque ocorre uma redução do ácido gama-aminobutírico (GABA) e um aumento do glutamato.
Com uma alimentação pobre, os neurotransmissores, que têm atividade excitatória ou inibitória, quando comprometidos, podem contribuir para problemas como tristeza e ansiedade.
GABA
GABA é o principal neurotransmissor inibitório do sistema nervoso central enquanto a atividade excitatória vem principalmente do glutamato. Isto poderia explicar a associação entre o que comemos e como nos sentimos. A informação é do portal Terra.
SAIBA MAIS:
Estudo encontra relação da carne vermelha e risco de diabetes tipo 2
Pré-menopausa dobra o risco de mulheres desenvolverem bipolaridade, diz estudo
Deixe um comentário