ICL Notícias
Política

Duda Salabert e Erika Hilton estão entre as lideranças mais influentes da revista Time

Deputadas são as primeiras transexuais no Congresso Nacional e compõem a lista de 100 personalidades da publicação americana
13/09/2023 | 15h21

Diversidade sexual na Time. A revista americana publicou hoje lista que reúne as cem principais personalidades do mundo, capazes de influenciar as próximas gerações. No ranking da TIME100 Next de 2023 estão as deputadas federais Duda Salabert (PDT-MG) e Erika Hilton (PSOL-SP), as primeiras transexuais no Congresso Nacional.

De acordo com a Time, as duas deputadas compõem a lista pelo engajamento na luta política e pelos direitos transexuais. A revista relembra, contudo, que a ascensão das deputadas até a chegada à Câmara dos Deputados foi cheia de percalços.

“A ascensão para se tornarem as primeiras mulheres trans no Congresso Nacional do Brasil foi conturbada, repleta de ameaças de morte e ódio. Mas as mulheres, recém-eleitas em um país onde indivíduos transgêneros enfrentam um alto risco de violência, não estão deixando que essa realidade limite suas aspirações legislativas”, informou a Time.

Na plataforma X (antigo Twitter), Duda Salabert comemorou a indicação. “A revista Time me reconheceu hoje como uma das 100 pessoas no mundo capazes de transformar a próxima geração de líderes”, escreveu.

A deputada, contudo, destacou a dificuldade de ser travesti no Brasil. “Significa ter expectativa de vida muito menor do que a média, ter a prostituição, na maioria dos casos, como única renda e ser alvo de preconceito todo dia. Estamos na luta para dizer ao mundo que existimos, somos humanas e merecemos dignidade. Seguirei firme vocalizando vozes que não são escutadas para que as próximas gerações possam encontrar um mundo com mais poesia, mais respeito, mais meio ambiente, mais educação, mais dignidade. Vamos juntas!”, acrescentou.

Também na plataforma X, Erika Hilton escreveu que “é com muito orgulho que pela segunda vez faço parte da lista de novas lideranças escolhidas pelo impacto na formação do futuro. Esse ano, ao lado de figuras como minha colega de Parlamento, Duda Salabert. É uma honra e uma responsabilidade fazer parte desse novo imaginário que representa a mudança na sociedade e na representação política”, postou.

VIDA DE LUTAS

Duda Salabert tem 42 anos e começou na política em 2018, quando tentou vaga ao Senado Federal. A professora de História, não foi eleita. Em 2020, Duda se candidatou à Câmara dos Vereadores de Belo Horizonte e foi eleita como a vereadora mais bem votada da cidade, com 37.500 eleitores. Em 2022 se elegeu para a Câmara dos Deputados.

Erika Hilton tem 30 anos e entrou na política em 2018, quando integrou a Bancada Ativista, primeiro mandato coletivo eleito na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Na época, atuava ao lado de nove outras filiadas do PSOL e da Rede. Em 2020, a parlamentar disputou vaga na Câmara Municipal da capital e, com 50.508 votos, foi a vereadora mais votada de São Paulo. Em 2022, foi eleita para a Câmara dos Deputados.

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail