Os moradores do Alemão viverão uma experiência única: no próximo dia 3 (quinta-feira), eles se verão em uma tela de cinema. A partir das 19h, o Cine Penha, na Zona Norte do Rio de Janeiro, vai exibir “É o Complexo”, filme estrelado por atores da comunidade. A obra também contou com a participação de roteiristas e técnicos do local.
A obra está disponível no site www.eocomplexo.com.br. O filme abre uma trilogia concebida pelo diretor Vinícius Coimbra, inspirada em músicas de Chico Buarque.

Filme teve participação de roteiristas e técnicos da comunidade. (Foto: Divulgação)
‘É o Complexo’
“É o Complexo” propõe uma reflexão sobre a dura realidade nas comunidades cariocas: a ausência do Estado, a falta de oportunidades, a ação da polícia que ao mesmo tempo é algoz e vítima deste sistema, e a omissão das classes privilegiadas.
Na trama, os estudantes de cinema Gabry e Mel fazem um documentário com traficantes do Engenho da Rainha. De classe média, a jovem se deslumbra com aquele universo de armas, bailes funk, códigos próprios de conduta e assistencialismo aos moradores. Mas a ilusão é inevitavelmente desfeita pela violência que não deixa vitoriosos nesta guerra.
“As cenas foram criadas pelos próprios atores, porque essa realidade não é a minha. Eles são muito talentosos, todos os diálogos foram improvisados a partir das suas próprias vivências. É uma realidade que precisa ser iluminada e debatida”, ressalta o diretor Vinícius Coimbra.

Vinícius Coimbra. (Foto: Divulgação)
Além de Coimbra, a direção é assinada por Gabriel Machado, Ricardo dos Santos, Leonardo de Jesus e Jayzz. “O trailer já está rodando bem nos grupos de WhatsApp pelo Brasil, os moradores têm postado nas redes. A expectativa é grande dentro e fora do Complexo”, comemora Vinícius Coimbra.
Pergunte ao Chat ICL
Relacionados
Claudio Castro indica vice ao TCE e expõe uso político dos tribunais de contas
Pampolha foi indicado ao TCE a fim de tirá-lo da linha sucessória e facilitar os planos eleitorais do presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar (União Brasil)
Moradores impedem que terreno da Barra da Tijuca vire templo religioso
Terreno com lance mínimo de R$ 21 milhões, posto em leilão, fica na Barra da Tijuca
TJ-RJ suspende lei que determinou fixação de cartazes antiaborto em hospitais
Sentença afirma que legislação extrapolou competência do município nas áreas da saúde e na proteção à infância e juventude