Ao entardecer desta quarta-feira (2), espectadores do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país terão a chance de observar um eclipse solar, que ocorrerá próximo ao pôr do sol. O horário exato vai variar conforme a localização do espectador.
Na parte sul das regiões Sudeste e Centro-oeste e em toda a região Sul, o eclipse poderá ser visto como parcial. Veja os horários:
- Espírito Santo (eclipse parcial do sol) – Início do eclipse: 17:07. Fim do eclipse: 17:45.
- Goiás (eclipse parcial do sol) – Início do eclipse: 17:08. Fim do eclipse: 18:10.
- Mato Grosso (eclipse parcial do sol) – Início do eclipse: 17:07. Fim do eclipse: 18:00.
- Mato Grosso do Sul (eclipse parcial do sol) – Início do eclipse: 16:46. Fim do eclipse: 18:26.
- Minas Gerais (eclipse parcial do sol) – Início do eclipse: 16:59. Fim do eclipse: 18:15.
- Paraná (eclipse parcial do sol) – Início do eclipse: 16:43. Fim do eclipse: 18:32.
- Rio Grande do Sul (eclipse parcial do sol) – Início do eclipse: 16:30. Fim do eclipse: 18:41.
- Rio de Janeiro (eclipse parcial do sol) – Início do eclipse: 16:59. Fim do eclipse: 17:59.
- Santa Catarina (eclipse parcial do sol) – Início do eclipse: 16:41. Fim do eclipse: 18:34.
- São Paulo (eclipse parcial do sol) – Início do eclipse: 16:51. Fim do eclipse: 18:23.
De acordo com especialistas, quanto mais ao sul, maior será a área eclipsada (encoberta pela Lua). A capital paulista, por exemplo, terá uma faixa de obscurecimento de 10,45%. Já Chuí (RS), 38.15%.
Eclipse
Um eclipse solar ocorre quando a Lua se coloca entre a Terra e o Sol. No caso do eclipse parcial, vemos uma fatia do Sol coberta pela Lua. No caso do anular, a Lua se coloca entre o astro e a Terra de modo a produzir um aro ao seu redor.
Quem vai ver o eclipse?
O eclipse solar desta quarta-feira poderá ser visto em partes da América do Sul (como o Brasil), Antártida, América do Norte e dos Oceanos Atlântico e Pacífico. O primeiro local habitado a ver o eclipse será a Ilha de Páscoa, localizada no Oceano Pacífico.
Depois disso, o eclipse anular seguirá pelo Oceano Pacífico, entrando no Chile e passando pela Argentina até chegar ao Atlântico.
Brasil
O Observatório Nacional lembra a importância de escolher um local com uma visão desobstruída para o oeste, já que o fenômeno ocorrerá perto do pôr do sol. O horário específico do evento pode variar conforme a localização do observador.
Haverá, ainda, transmissões ao vivo do evento, feitas pelo Observatório Nacional e pela agência espacial norte-americana.
Nunca olhe diretamente para o Sol. Um eclipse solar só pode ser observado com óculos específicos para a visualização do fenômeno, filtro especial ou olhando para o reflexo do Sol. Nada de usar placas de raio X, filmes fotográficos, celulares ou outros artefatos.
SAIBA MAIS:
Veja imagens do eclipse total do sol observado em vários países
Deixe um comentário