A atividade econômica da Argentina caiu 3,9% em junho em comparação com o mesmo mês do ano passado, de acordo com dados oficiais do país divulgados na última quarta-feira (21).
De acordo com a agência Reuters, a queda de junho foi o dobro da contração de 1,9% esperada. Nem a pior das projeções neste levantamento, que previa encolhimento de 3,2%, chegou aos 3,9% de baixa registrados.
Em maio, após seis meses consecutivos de quedas na atividade econômica, a economia da Argentina chegou a apresentar uma alta anual de 2,3% em maio, influenciada pelo setor agrícola e pecuário, que disparou 100% na relação anual.
Governo Milei
A Argentina vive, desde o início da gestão de Javier Milei, com políticas ultraliberais e de austeridade promovidas pelo governo. As tarifas de água, gás, luz, transporte público e serviços essenciais, por exemplo, deixaram de ser subsidiadas pelo governo, o que promoveu um aumento expressivo nos preços.
Javier Milei também paralisou obras federais e interrompeu o repasse de dinheiro para os estados. As medidas afetaram o consumo da população argentina e outros setores importantes da economia.

Javier Milei paralisou obras federais e interrompeu o repasse de dinheiro para os estados
De acordo com os dados, a construção caiu quase 24% em relação ao ano anterior em junho, enquanto a atividade industrial recuou 20% no mês. O setor agrícola e pecuário da Argentina, impulsionado pelos grãos, registrou o maior crescimento de todos os setores, com salto de 82% em junho.
Comércio tem retração de 10% em julho na Argentina
O consumo retraiu 10,6% em julho na Argentina, revelam dados da consultora Focus Market. A inflação acumulada em julho foi de 263,4%, segundo informe do Instituto Nacional de Estatística e Censos da Argentina (Indec).
Os preços da cesta básica de consumo sob o governo Milei, que inclui produtos alimentícios, bebidas e produtos de limpeza, aumentaram 2,1% no último mês, acumulando alta de 237,2% desde julho de 2023.
Apesar da queda nas vendas, o faturamento das empresas nos últimos 12 meses aumentou 5,1% (descontando a inflação) e acumulou uma variação positiva de 191,4%.
SAIBA MAIS:
Argentina é sacudida por acusações de violência de gênero contra ex-presidente Fernández
Relacionados
Juíza argentina confronta decreto de Milei que proibiu hormonização em menores de idade
Governo Milei não se manifestou sobre a recente decisão judicial
Torcedor que perdeu olho atingido por polícia em manifestação vai processar ministra de Milei
Jonathan Navarro foi atingido enquanto socorria uma idosa afetada pelos incidentes
Jornalista está em estado crítico após repressão policial em protesto na Argentina
Mais de 100 pessoas foram presas e 45 ficaram feridas pela violência policial