A Americanas registrou prejuízo financeiro de R$ 12,9 bilhões. É o que informa balanço de 2022 da empresa divulgado nesta quinta-feira (16), após uma série de adiamentos no prazo de publicação.
A medida era uma passo fundamental para o acordo com os credores da empresa, que pediu recuperação judicial após virem à tona fraudes contabéis com um rombo bilonário nas contas da varejista.
Para fechar os números do balanço, a Americana recorreu, segundo informações do jornal Estadão, aos ex-executivos Marcelo Nunes e Flávia Carneiro, demitidos pela empresa suspeitos de participação na fraude contábil que levou a varejista à crise atual.
Há cerca de um mês, o jornal informa que eles se reuniram na sede da empresa, em reunião com o presidente do varejista, Leonardo Coelho, e desde então vêm participando dos trabalhos de fechamento dos números , por meio de interações por vídeo.
Marcelo Nunes era diretor financeiro e Flávia Carneiro, superintendente de controladoria da Americanas quando a fraude foi revelada, em janeiro.
As informações de pessoas ligadas à companhia a par da situação são de que o novo departamento financeiro da Americanas — com uma equipe reformulada e liderada desde fevereiro pela diretora financeira e de relações com investidores, Camille Loyo Faria, ex-executiva da Oi — encontrou muitas dificuldades em tratar com os números do passado.
O primeiro adiamento da entrega do balanço da Americanas ocorreu em março deste ano. Desde então, a entrega foi adiada cinco vezes, até a última previsão para entrega, nesta quinta-feira (16).
O QUE DIZ A AMERICANAS
Procurada e questionada pelo Estadão, sobre a presença de ex-executivos no trabalho e se eles teriam sido recontratados, a Americanas preferiu não se manifestar. A defesa dos executivos não respondeu à reportagem.
Relacionados
‘Ovo político’: mudança climática, inflação e vendas aos EUA criam desafio para Lula
Exportação de ovos brasileiros para os EUA quase dobrou em um ano, enquanto preço do alimento disparou nos dois países
Lula assina decreto que antecipa 13º salário dos aposentados para abril e maio
Pelo cronograma tradicional, os valores seriam depositados somente no segundo semestre
Ministério Público do DF investigará compra do Banco Master pelo BRB
Banco de Brasília diz que informou TCDF sobre a operação