A XP Investimentos informou que uma base de dados hospedada em um fornecedor externo do grupo teve um “acesso não autorizado” à base de clientes da plataforma nesta quinta-feira (24). Dados como número da conta, saldo e limite de crédito de clientes foram expostos.
De acordo com comunicado da financeira, nenhuma operação financeira foi realizada e nenhuma informação como senha, assinatura eletrônica, biometria, CPF ou documento de identidade foi acessada. “Imediatamente efetivamos o bloqueio deste acesso. Sua conta e seus investimentos estão em total segurança, pois nenhum sistema da XP foi acessado”, diz o comunicado da XP.
“Assim que tivemos conhecimento dos fatos, iniciamos uma investigação em detalhe, de forma a conhecer sua extensão e informamos imediatamente às autoridades competentes”, completa.
No vazamento, foram acessadas informações como dados cadastrais, como nome, telefone, e-mail, data de nascimento, CEP, estado civil, gênero, cargo e nacionalidade; dados sobre os produtos financeiros contratados, sem os respectivos detalhamentos, limitando-se às informações binárias, como se possui ou não cartão de crédito e débito, seguro, consórcio, previdência e portabilidade de salário.
Também foram acessados dados como o número da conta na XP, saldo, posição, nome do assessor e limite de crédito, referentes ao mês de março.

Em nota, XP confirmou um acesso indevido a uma base de dados hospedada em um fornecedor externo, contendo informações parciais de clientes.
O que diz a XP?
Em nota enviada à agência Reuters, a XP confirmou um acesso indevido a uma base de dados hospedada em um fornecedor externo, contendo informações parciais de clientes.
“Os recursos dos clientes e da própria instituição estão seguros, protegidos e não sofreram qualquer tipo de impacto, inexistindo vazamento de senhas, assinaturas eletrônicas, token, credenciais de acessos ou qualquer dado que permita realizar transações financeiras”.
“Nenhuma conta de cliente, seus recursos ou sistema interno da XP foram comprometidos”, completou a financeira.
Relacionados
ANPD confirma recebimento de comunicado sobre vazamento de dados da XP, mas mantém sigilo
Desde que o caso veio à tona, crescem nas redes sociais os relatos de clientes que afirmam ter recebido mensagens suspeitas
Servidores da Abin suspeitam da PF em caso de vazamento de operação contra o Paraguai
Reportagem do UOL sobre espionagem a autoridades paraguaias reacende desconfiança e crise entre os dois órgãos
XP ameaça influenciadores de processo após publicações sobre relatório contra financeira
Documento aponta que instituição financeira 'empurra agressivamente' aos clientes 'produtos de investimento predatórios'