O presidente Luiz Inácio Lula da Silva editou decreto na noite desta quinta-feira (1º) que garante o pagamento de adicional de 50% no auxílio gás até o fim do ano.
O adicional foi incluído na Medida Provisória que retomou o programa Bolsa Família, aprovada hoje no Senado.
Desde janeiro, o governo já tinha previsto o pagamento do valor extra por meio da edição de uma medida provisória, que entrou em vigor imediatamente.
No entanto, essa medida, para continuar valendo, precisava ser aprovada pela Câmara e pelo Senado em até 120 dias. A MP nem chegou a ser analisada pelo Congresso e perdeu a validade. Porém, os parlamentares incorporaram a previsão do adicional na MP do Bolsa Família, que agora vai para sanção do presidente Lula.
O auxílio gás visa ajudar famílias de baixa renda na compra de gás de cozinha. Com o decreto, cada família vai receber metade do valor de um botijão de 13kg de GLP. Como o auxílio normal e o adicional são iguais, ou seja metade do valor, as famílias irão receber o equivalente à média de um botijão. O auxílio e o adicional serão depositados a cada dois meses.
Pergunte ao Chat ICL
Relacionados
Em entrevista à TV internacional, Lula diz que Trump ‘não foi eleito para imperador do mundo’
Lula criticou o presidente dos Estados Unidos pelo anúncio de sobretaxa de 50% dos produtos brasileiros a partir de 1º de agosto deste ano
Lula lidera cenários de 1º turno da eleição e mantém vantagem no 2º, aponta Quaest
Pesquisa mostra queda da rejeição à candidatura de Lula e preferência dividida entre Tarcísio e Michelle como nomes da direita
Lula veta projeto que aumentava número de deputados por inconstitucionalidade
Decisão foi comunicada ao Senado com trechos da mensagem presidencial e fundamentação jurídica e fiscal